Praticar Ukemi, ou seja, técnicas para melhor amortecimento do corpo ao cair no chão, é fundamental no Judô, sem sombra de dúvida. E todos conhecemos os principais tipos de Ukemi. Mas… você realmente conhece todos os tipos de ukemi utilizados no Judô e sua real função?

Tipos de Ukemi no Judô

Mae Ukemi / Zenpo Ukemi: amortecimento de queda para frente, um dos menos naturais de todos. Entretanto, é fundamental aprender essa queda, pois muitas vezes caímos de frente e o reflexo básico é colocar a mão para apoiar a queda. E, muitas vezes, por conta disso, fraturamos o punho. Especialmente quando estamos nos referindo a quedas de Judô, onde colocar a mão no chão para apoiar deve ser evitado a todo o custo. Por isso no Mae Ukemi aprendemos a amortecer o corpo frontalmente usando nossos braços.

Outen ukemi: é um tipo de ukemi mais visto quando crianças que ainda estão na fase de aprendizagem tentam executar o mae mawari ukemi. “Outen” significa “girando para o lado”. Foi incluído como parte dos ukemi no kata de judô para crianças chamado Kodomo-no-Kata.

Zenpo kaiten ukemi / Mae mawari ukemi: o rolamento para frente. Não necessariamente deve ser realizado de um lado ou outro (ou seja, rolamento sobre o ombro esquerdo ou direito). O rolamento frontal com as duas mãos no chão também é uma variação do mae mawari ukemi, apesar de que em geral praticamos no Judô o mae mawari ukemi rolando sobre um dos ombros. No Judô, a biomecânica deste tipo de técnica também é antinatural, pois deixamos a perna de baixo esticada quando realizamos o rolamento sobre um dos ombros. Em qualquer outra modalidade, como o Sumo, Shuai Jiao, e Parkour, a perna de baixo é recolhida. Isso porque este é o movimento mais natural e mais seguro para se dissipar a energia. O ideal é saber executar as duas versões do ukemi, pois possuem finalidades distintas. No Nage-No-Kata vemos este ukemi nas técnicas de sutemi-waza. A posição ideal, de acordo com o Nage-no-Kata, é com os dois pés um próximo do outro, para assim ser possível levantar com os pés alinhados.

Mae Mawari Ukemi / Zenpo Kaiten Ukemi

Ushiro Ukemi / Koho Ukemi: talvez o principal de todas as técnicas de amortecimento. Há bastante estudos sobre como a prática constante deste ukemi fortalece a musculatura do pescoço e protege a cabeça, além de usar a parte mais forte de nosso corpo, nossas costas, para amortecer a queda. O Ushiro Ukemi (lembrando que não se rola para trás no ushiro ukemi, pois se há o giro completo, é um Ushiro Mawari Ukemi) deve ser praticado em todas as aulas corretamente para evitar lesões mais sérias durante os treinamentos.

Ushiro Mawari Ukemi / Koho Kaiten Ukemi: este é o rolamento para trás. Muita gente chama esta técnica também de ushiro ukemi, apesar de que esta não é a nomenclatura correta e é uma técnica que possui uma finalidade distinta do ushiro ukemi. Não é bem uma técnica de amortecimento nem de fortalecimento, mas é importante dominá-la para aplicar bem algumas técnicas, como o tomoe-nage ou sumi-gaeshi, onde algumas vezes giramos e caimos sobre o uke, em tate-shiho-gatame, já em posição de transição para apliacar shime-waza, osaekomi-waza ou kansetsu-waza.

Yoko Ukemi / Sokuho Ukemi: o segundo mais importante de se praticar, pois fortalece também a musculatura do pescoço e “dissipa a energia” da queda lateralmente, evitando principais lesões ao cair. Talvez tenha sido a prática do yoko ukemi que fez com que o Shihan Kano modificasse o mae mawari ukemi para um movimento biomecanico diferente do mais natural, com a perna de abaixo esticada (mas isso é somente uma especulação. Qualquer comentário sobre este ponto sempre será bem vindo).

Zenpo Hiyaku Ukemi / Tobi Ukemi: um dos mais difíceis de se aprender e o menos praticado de todos, apesar de ser o primeiro ukemi do Nage-No-Kata (e ainda aparece outras vezes neste mesmo kata). É como o mae mawari ukemi sob um dos ombros, mas sem tocar as mãos no chão ao girar. Nesse ukemi, apesar de ser um giro frontal, não há muita possibilidade para se levantar, podendo cair na posição similar ao yoko ukemi, que é como se cai no kata, ou mesmo como se fosse um ushiro ukemi. Sem dúvida é um ukemi que fortalece muito o corpo, além de trabalhar um melhor domínio de nosso movimento no ar e a alturas maiores. Ou seja, é um ukemi que ajuda também no aspecto psicológico do praticante, oferecendo a ele muito mais segurança e confiança ao ser derrubado (e também fazendo do mesmo um excelente uke).

Uki Otoshi, como aplicado no Nage-no-Kata. Para um Kata perfeito, o Zenpo Hiyaku Ukemi também deve ser executado com perfeição.

O interessante é que segundo alguns estudos, para ukemi de amortecimento como zenpo hiyako ukemi, yoko ukemi e ushiro ukemi, a melhor forma de amortecer é fazer com que a mão toque o solo um pouco antes do corpo, e não depois. Isso diminui a força do impacto do corpo no solo e evita também possíveis lesões. Importante lembrar que o contato da mão no solo deve ser apenas um pouco antes do corpo, e não muito antes do corpo, pois isso sim pode favorecer lesões. E se a mão chegar depois do corpo? Não tem problema. Apenas o corpo recebeu uma força maior, mas qualquer bom judoca praticante constante de ukemi saberá lidar com esta situação.

Você conhece outros tipos de técnicas de ukemi? Ou pratica em seu dojo ukemi de formas distintas, criativas e pedagógicas? Comente abaixo e compartilhe conosco esta informação!!

E por fim, por que não apreciar uma demonstração um pouco extrema de Ukemi? Confira o vídeo abaixo e comente a sua impressão sobre este vídeo. E não esqueça de compartilhar esta informação para seus amigos judocas também!