Durante o Mundial de Judô em Tóquio, o Instituto de Judô Kodokan resolveu apresentar ao mundo oficialmente e através dos seus mais jovens judocas, um kata de Judô elaborado especialmente para crianças. Este kata foi apresentado duas vezes durante o mundial, na terça-feira e na quinta-feira, sendo muito bem recebido pelo público presente na Nippon Budokan.

Crianças do Instituto Kodokan apresentando o Kodomo-no-Kata
Crianças do Instituto Kodokan apresentando o Kodomo-no-Kata

A elaboração deste kata foi feita conjuntamente entre a Federação Francesa de Judô e o Instituto de Judô Kodokan, e apesar de ser um kata voltado para crianças, não significa que adultos não possam praticá-lo. O kata é dividido em sete partes, permitindo progressivamente o aprendizado do básico do Judô, como por exemplo, técnicas de imobilização, tipos de ukemi (como o pouco falado outen ukemi), e movimentos pelo tatame. Assim como a maioria dos kata de Judô, este deve ser praticado em par, mas também pode ser praticado de forma grupal.

A judoca Yuir, de apenas 7 anos, apresentando o kata de Judô para crianças com sua irmã, Saki, ambas alunas da Kodokan
A judoca Yuir, de apenas 7 anos, apresentando o kata de Judô para crianças com sua irmã, Saki, ambas alunas da Kodokan

Este kata é chamado de Kodomo-no-Kata, simplesmente porque “kodomo” é a palavra em japonês que significa “criança”. Ou seja, a tradução literal do nome deste kata é “kata para crianças“. Segundo a Kodokan, o Kata pode também ser utilizado como parte dos exames de faixa de Judô, já que ensina progressivamente todos os básicos que são importantes para uma criança que pratica Judô conhecer.

O vídeo deste Kata foi publicado oficialmente pela Kodokan esta semana, e aqui compartilhamos esse belíssimo trabalho com todos vocês. Confira abaixo o vídeo do Kodomo-no-Kata: