No final de agosto, durante oito dias, o Nippon Budokan se tornará o templo do judô, função para a qual foi projetado e construído. Foi construído para abrigar o torneio de judô, quando o nosso esporte entrou no programa dos Jogos Olímpicos em 1964.

Nippon Budokan - Onde parte importante da história do Judô foi escrita
Nippon Budokan – Onde parte importante da história do Judô foi escrita

O Nippon Budokan, muitas vezes abreviado para simplesmente Budokan, é uma arena interna localizada em Chiyoda, Tóquio, Japão. Este subúrbio é composto pelo Palácio Imperial e um raio circundante de cerca de um quilômetro. Em maio de 2015, esta parte da cidade tinha uma população estimada de 54.462 habitantes e uma densidade populacional de 4.670 pessoas por km², tornando-a de longe a menos povoada de Tóquio, mas também um dos pulmões da cidade.

O emblemático edifício octogonal, com 42m de altura e capacidade para 14.471 pessoas, foi originalmente construído para a competição de judô nos Jogos Olímpicos de Verão de 1964, daí o seu nome, que se traduz em inglês como Salão de Artes Marciais. Seu objetivo principal era sediar concursos de artes marciais e, no final de agosto, esse seria exatamente o caso. Desde a sua inauguração, o Budokan também recebeu vários outros eventos esportivos, como o Campeonato Mundial de Voleibol Feminino de 1967, além de shows musicais, como Tina Turner em 1985.

Mas os famosos Beatles foram o primeiro grupo de rock a tocar no salão, em 1966. Outra data importante foi quando a banda sueca ABBA terminou sua última turnê em Tóquio. Seu show final, em 27 de março de 1980, foi o último show ao vivo que eles fizeram juntos. O Budokan recebeu vários outros artistas internacionais, como Bryan Adams, Bob Dylan, Eric Clapton, Cheap Trick, Dream Theater, John Hiatt, Kiss, Mr. Big e Ozzy Osbourne.

Mas, embora o Nippon Budokan funcione regularmente como local para grandes shows musicais, seu objetivo principal era e é para artes marciais. Regularmente é usado para os campeonatos nacionais dos diferentes ramos das artes marciais (judô, kendo, karate, aikido …).

Por ocasião do Campeonato Mundial de Judô de 2019, o Budokan que sediará os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, será testado em todos os seus aspectos na mesma configuração que será usada em 2020. Mas além dos detalhes históricos e técnicos associados a este edifício icônico, é garantido que todos os competidores, organizadores, espectadores e convidados que estarão presentes em Tóquio em um par de semanas, terão uma emoção especial para entrar neste templo de judô onde em 1964, um certo Anton Geesink (NED), impulsionou o judô no cenário internacional ao conquistar o título olímpico em frente à armada japonesa. Outras lendas serão escritas no final de agosto em Tóquio.

Fonte: ijf.org