O ano de 2022 começou com uma novidade (como sempre, polêmica) para os judocas: A Federação Internacional de Judô lançou uma série de modificações nas regras do esporte para o novo ciclo olímpico, que durará até os Jogos Olímpicos de París 2024.

Como declarou o diretor esportívo da FIJ, Vladimir Barta, o objetivo destas mudanças é proteger os atletas de lesões graves assim como o de promover o judô como um esporte mais dinâmico e atrativo para o público em geral.

Nova Regra do Judô – 2022

A nova regra trouxe mudanças desde no tamanho do judogi como na marcação de pontos.

Wazari:

Por exemplo, o wazari deverá ser marcado sempre que o atleta caia com o corpo de lado (90º em relação ao solo) independente da posição do braço. Além disso, um wazari também deverá ser marcado se o atleta encostrar um dos ombros no piso.

Se o atleta cair sentado e colocar as duas mãos ou os dois cotovelos no chão, para evitar cair de costas, ele receberá um shido e será marcado um wazari para seu adversário.

Kumikata:

Qualquer tipo de pegada não tradicional será permitida (pegada cruzada, carteira, pistola, etc), desde que o atleta busque atacar em seguida. Também é permitido romper a pegada, desde que seja para imediatamente realizar uma nova pegada e se mostrar ofensivo. Romper pegada para se afastar, de modo defensivo, é shido.

Técnica Proibída:

Um dos pontos polêmicos da nova regra é a “proibição” do Seoi Nage Coreano, ou também chamado Seoi Nage Reverso. À partir deste ano, a aplicação desta técnica será Shido. Infelizmente não houve uma boa justificativa para a remoção desta técnica, já que não há dados relevantes de que ela é perigosa ou causa muitas lesões aos atletas. Ao que parece, a remoção desta técnica é uma grande perda para o judô esportivo.

Hansokumake

Outro detalhe desta nova regra que tem a ver com a segurança do atleta é a proibição definitiva do apoio da cabeça do uke no chão para aplicar uma técnica. Por exemplo, alguns atletas ao entrarem com um Uchi-Mata chegam a apoiar a cabeça no chão para realizar o giro completo. Este tipo de ação será classificado como Hansokumake.

Vídeo Instrucional – Novas Regras do Judô 2022-2024

O vídeo abaixo, disponibilizado pela Federação Internacional de Judô, descreve com mais detalhes as novas regras, que veremos em prática agora no Grand Prix de Judô em Portugal, que começa no dia 28 de Janeiro de 2022.

Para você, estas mudanças são boas? Ou prejudicam ainda mais o Judô? Qual sua opinião sobre as novas regras? Comente abaixo!!!