O vídeo abaixo é um vídeo instruncional com alguns golpes de sacrifício (sutemi-waza), ou seja, técnicas onde o tori precisa sacrificar sua posição para aplicar o movimento, caindo junto com o uke o no chão.

O-Soto-Makikomi: Variação do golpe Soto-Makikomi

O-Soto-Makikomi: Variação do golpe Soto-Makikomi

Vamos entender mais sobre estas técnicas e suas nomenclaturas.

  • Yoko Guruma – Significa algo como “giro de lado”. A sua aplicação lembra as técnicas de amortecimento laterais, como o Yoko Ukemi. Esta técnica é muito eficiente em lutas de jiu-jitsu, sendo que no jiu-jitsu, é importante que o tori não perca a posição, partindo para a montada (tate-shiho-gatame) logo após a projeção.
  • Soto Makikomi – Significa algo como “enrosque por fora” O termo makikomi pode ser traduzido como enrosque, giro, volta, rodeio. A idéia é que o tori efetua a projeção utilizando um movimento circular em seu próprio eixo enrolando o uke em seu corpo, projetando-o. Detalhe importante: quanto a técnica é realizada com a perna do tori por fora do lado do uke, ela passa a se chamar “O Soto Makikomi“.
  • Uchi Makikomi – Enquanto “Soto” significa “por fora”, o termo “uchi” significa “por dentro”. É a mesma técnica, tendo como diferença mais significativa a posição do braço que auxilia o giro, que neste caso, estara por debaixo do braço do uke.
  • Hane Makikomi – É uma técnica de makikomi que parte da posição e da movimentação técnica do Hane Goshi, ou seja, assim como no Hane Goshi, o uke é jogado para cima principalmente pela força do quadril, sendo que no hane makikomi, a partir daí, o tori passa o braço e realiza o giro de sacrifício.
  • Harai Makikomi – É uma técnica de makikomi que parte da posição e da movimentação técnica do HaraiGoshi, ou seja, assim como no Harai Goshi, o uke é levantado e varrido pela perna do tori, mas a partir daí, o tori passa o braço e realiza o giro de sacrifício.
  • Uchimata Makikomi – Assim como as duas técnicas acima, ele parte da posição e movimentação técnica do Uchimata.

Conhecendo um pouco sobre cada uma das técnicas, vamos agora assistir ao vídeo abaixo, que mostra detalhadamente como cada uma delas é aplicada, algumas variações e dicas interessantes para um bom atleta de Judô e de Jiu-Jitsu:

Lembrando: somente treine estas técnicas sob a supervisão do seu professor ou mestre. Não tente aplicar esta técnica fora do ambiente de treino.