Amanhã começa oficialmente os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020. Um evento bastante esperado pela comunidade do Judô, por ser especial em diversos sentidos.

Você sabe qual a relação do Judô com os Jogos Olímpicos?

A primeira relação entre o Judô e os Jogos Olímpicos se encontra na história de Jigoro Kano. Conhecido como o criador do Judô, ele na verdade foi muito mais do que isso. Jigoro Kano foi o primeiro membro asiático do Comitê Olímpico Internacional (COI) e foi o responsável pela primeira participação de atletas japoneses nas olimpíadas, sendo o principal membro da comitiva japonesa nas olimpiadas de Estolcomo, 1912 (Kano trabalhou como membro do COI de 1909 até o dia de sua morte em 1938, sendo quase 30 anos trabalhando ativamente em prol do esporte e da ideia do Olimpismo).

Como membro do COI, Jigoro Kano foi responsável por estimular a participação dos países asiáticos nos jogos olímpicos, além de ter sido o principal responsável por conseguir a eleição do Japão como primeiro país asiático a sediar os jogos olímpicos. Seria em 1940, o que infelizmente não ocorreu, por conta da segunda guerra mundial.

Jigoro Kano e políticos japoneses celebrando a escolha do Japão como sede dos Jogos Olímpicos de 1940
Jigoro Kano e políticos japoneses celebrando a escolha do Japão como sede dos Jogos Olímpicos de 1940

O Japão finalmente sediou as olimpiadas em 1964, décadas após a morte de Jigoro Kano (falecido em 1938). E pela primeira vez, o Judô participou como esporte olímpico (aparentemente, Jigoro Kano era contra a participação do Judô como esporte olímpico). Para a realização da competição de Judô em 1964, os japoneses construiram, em Tóquio, o Nippon Budokan, ou simplesmente Budokan (em português significa algo como “Salão das Artes Marciais).

Nippon Budokan - Onde parte importante da história do Judô foi escrita
Nippon Budokan – Onde parte importante da história do Judô foi escrita

Neste ano de 2021, para a realização dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, o Judô volta a pisar na Budokan, quase 60 anos depois de sua estréia nas olimpiadas, neste mesmo lugar. Todas as disputas do Judô nas olimpiadas de Tóquio ocorrerão neste lugar, fazendo assim uma homenagem a primeira participação do Judô nos jogos olímpicos, à primeira olimpiada sediada no Japão e, claro, rendendo também uma homenagem a Jigoro Kano, que foi responsável por conseguir que o Japão fosse a primeira sede asiátia dos Jogos Olímpicos.

Não é a toa que dizer que Jigoro Kano é somente o criador do Judô é dizer muito pouco sobre ele. Ele também foi, dentre outras várias coisas, o principal defensor do Olimpismo na ásia.