O Ponto Essencial: Você deve primeiro dedicar cada pedaço de sua própria energia ao seu empreendimento e, então, aguardar o sucesso ou a realização. É tolice culpar o fracasso pelo destino quando você ainda não usou toda a sua força. Antes que você espere por boa sorte, primeiro exaure sua própria força. Você também não deve lamentar sua má sorte em falhar e abandonar sua tentativa. Espere por realização sem desistir de diligência ou paciência. O homem de sucesso esculpe seu próprio destino como resultado de esforços além do limite do esforço.

**************************

"Faça o seu melhor e aguarde o resultado" (Jigoro Kano)
“Faça o seu melhor e aguarde o resultado” (Jigoro Kano)

A expressão onore wo tsukushite naru wo matsu (“faça o seu melhor e aguarde o resultado”) é a mais importante admoestação para aqueles que procuram alcançar algo neste mundo. * * *

O sucesso é percebido através de uma combinação de talento e destino. Não importa quão grande seja seu talento, se o destino é desfavorável, então o sucesso não pode ser obtido. E não importa quão afortunado seja o destino de alguém, se falta talento, o sucesso certamente nunca será alcançado. * * *

No entanto, existem pessoas neste mundo que não deixam claro o relacionamento entre esses dois, mas tendem a ir para um extremo ou outro, e os efeitos ruins disso arruínam toda a sua vida. Você deve tomar cuidado. Há pessoas de percepção e brilho superiores que ainda desconhecem a relação entre destino e sucesso. Eles se esforçam impacientemente pelo sucesso, chamando todo o conhecimento dentro deles e aplicando todos os seus talentos em um esforço para realizar uma grande conquista o mais rápido possível. No entanto, nada pode acontecer até que o seu próprio dia chegue. Assim, quando vêem que foram incapazes de alcançar o que haviam previsto, eles lamentam como os negócios não correram como desejavam e imediatamente voam para o extremo oposto, alegando que as pessoas são governadas pelo destino em todas as coisas. Apesar de sua antiga paixão e esforço diligente, eles desistem de si mesmos e vivem o resto de suas vidas em decepção.

Há também pessoas comuns que tentam fazer algo, mas não conseguem, fazendo com que concluam que suas próprias habilidades são inferiores e inadequadas para a tarefa. Eles não pensam em avançar mais e trabalhar no refinamento de suas próprias habilidades, mas desistem e nunca olham para trás.

onore wo tsukushite naru wo matsu - Caligrafia de Jigoro Kano
Onore wo tsukushite naru wo matsuCaligrafia de Jigoro Kano

Depois, há aqueles que confiam em vão no destino, como se esperassem que chovesse ouro do céu e ouro surgisse da terra à sua frente, mas nunca fazem nenhum esforço.

Estes são todos os erros que surgem do fracasso em aceitar o destino, quando você não faz o seu melhor e aguarda o resultado. Nós devemos sempre manter isso em mente.

Em outras palavras, o caminho que devemos seguir começa com nosso melhor desempenho. Antes de desejarmos boa sorte, devemos primeiro assumir nossas próprias responsabilidades. O que as pessoas vêem como má sorte, na verdade, não é o destino errado. Pode ser que não tenhamos feito o melhor possível. Há negligência em nosso método, inadequação em nossa diligência ou deficiência em nosso conhecimento e preparação. Se os fins não são alcançados, a razão não está no destino. Está na pessoa.

Quando a responsabilidade está na pessoa, como pode ser outra coisa senão um erro culpar o destino?

Diz-se que o homem sábio esculpe seu próprio destino, e também se diz que o sábio transforma os erros em boa sorte. O que esses ditados significam é que os resultados vêm de fazer o melhor que podemos. Quando as pessoas não fizeram o melhor que podiam e depois falaram sobre o seu destino, este não é realmente o seu verdadeiro destino. Quando não fizemos o nosso melhor, como podemos saber qual é realmente o nosso destino?

Se fizermos o melhor possível e ainda assim não alcançarmos os resultados que buscamos, isso significa que nosso destino ainda não é possível para nós. Só porque o nosso destino não é possível, isso certamente não significa que devemos nos desesperar. Não devemos cair em decepção. Devemos exercitar nossas habilidades ao máximo, ser diligentes e pacientes, e aguardar o resultado. Não devemos abandonar o caminho que devemos seguir apenas porque acreditamos que nosso destino é de certa forma.

Desistir de nós mesmos e então esperar por boa sorte é não ser nada além de um tolo sonhador. * * *

Não devemos nem nos orgulhar de boa sorte nem nos sentirmos frustrados pelo infortúnio, mas em vez disso sermos diligentes e perseverar enquanto esperamos o resultado.

**************************
Fonte: Jigoro Kano, “onore wo tsukushite naru wo matsu” em Kokushi No. 62 (1903) (Kodokan)