Quando instituiu a Kodokan, Jigoro Kano tinha em mente que o Judô não deveria nunca ser considerado um esporte, mas sim, uma ferramenta de mudança para o mundo. Pensando nisso, ele instituiu na Kodokan uma cerimônia de fim de ano que fosse capaz de simbolizar isso. Assim, Jigoro Kano escreveu, sobre essa cerimônia:

“O ato de contribuir para o benefício da sociedade é exeplificado na Cerimônia do Ano Novo, que introduzi aos estudantes da Kodokan em 1884. Se me lembro bem, assim era a cerimônia: primeiro preparávamos especialmente para este dia um pouco de Toso (vinho doce de arroz). E eu colocava um pouco de Toso dentro de um copo grande de Sake. Não bebia o Toso, mas passava a garrafa e o copo para a pessoa ao meu lado. Ele também colocava um pouco do vinho dentro do copo e sem beber, passava para a pessoa ao laso. Todos presentes repetiam este ritual até que a garrafa de Toso e o copo de Sake retornassem para mim. Na segunda vez, já não se adicionava mais Toso no copo e ninguém bebia do copo, apenas passavamos o copo de mão em mão. Quando o copo de Sake retornava a minhas mãos pela terceira vez, eu bebia uma pequena quantidade de Toso do copo, bem menos do que a quantidade que adicionei na primeira vez. Da mesma forma, cada pessoa fazia o mesmo, bebendo menos do que quanto adicionaram em princípio. Ao final da terceira volta, ainda sobrava Toso dentro do copo. […]

Jigoro Kano em uma confraternização
Jigoro Kano em uma confraternização

A ação de por Toso no copo de Sake é emblemática. O sake não é bebido, mas passado para a pessoa seguinte, e assim em diante ao redor do grupo. Isso significa o ato de transmitir algo de valor para outros. Ninguém bebe e todos adicionam um pouco antes de passar o copo para a próxima pessoa. […] Na terceira volta, eu tomo um pouco de Sake, porém, menos do que eu adicionei no copo inicialmente. E cada pessoa assim faz o mesmo, de modo que ao final, bastante bebida sobra no copo. Este ato significa colocar coletivamente algo para o benefício futuro de todos, ou por extensão, para o benefício futuro da sociedade. […]

Esta cerimônia deve representar o fato de que os estudantes superam aa dificuldades da vida desenvolvendo virtudes de perseverança e auto-negação de que um sempre tem que promover ganhos valiosos, especialmente quando buaca ajudar os outros. Eu introduzi este ritual para simbolizar minha própria forma de cultivar a mente e o espírito dos jovens desta maneira.” (Jigoro Kano)