Um video bem interessante e bastante comentado estes dias na rede é o de uma técnica de estrangulamento executada por um faixa roxa em um torneio de Jiu-Jitsu. Essa técnica é uma das técnicas oficiais do Judô Kodokan e se chama “Ryote Jime“, que significa “estrangulamento com as duas mãos”:

No Judô, o Ryote-Jime já era executado como demonstrado no vídeo, com as duas pernas ajudando as mãos a estrangular. No livro “TThe Canon of Judo“, escrito em meados de 1950 pelo Sensei Mifune, esta técnica é demonstrada de duas maneiras diferentes, usando as pernas:

Este estrangulamento é diferente de outro bastante utilizado desde 1900, o estrangulamento tesoura (Scissor Choke). Na foto abaixo, de 1918, vemos o “Rei da Tesoura”, Joe Stecher demonstrando esta técnica:

Catch Wrestler Joe Stecher demonstrando o estrangulamento tesoura (Scissor Choke)
Catch Wrestler Joe Stecher demonstrando o estrangulamento tesoura (Scissor Choke)

Vale a pena aproveitar e falar um pouco sobre Joe Stecher. Ele lutava Catch as Catch Can (CACC), arte esta que já era praticada no Brasil antes mesmo de Maeda ensinar Judô aos Gracies e a outros brasileiros e que deu origem à Luta-Livre Brasileira. Joe Stecher era famoso pela força que tinha em suas pernas, e por isso era conhecido como o “Rei das Tesouras”. Abaixo, algumas fotos dele demonstrando suas técnicas favoritas. 

A tesoura, quando aplicada no corpo do oponente, pode ser considerada uma “chave de rim“. No Judô, a chave de rim é chamada de Do-Jime e esta é também uma das técnicas oficiais do Judô Kodokan desde sua criação, porém, é uma das técnicas proibidas em competições de judô pela FIJ.

Alguma vez já tentaram aplicar alguma destas técnicas em você? Qual sua experiência com estes tipos de tesouras no Jiu-Jitsu e no Judô?