Era o mês de Abril, noite do dia 13, em 1945, quando 550 aviões estadounidenses conhecidos como B-29 chegaram a Tóquio para cobrir toda a cidade com suas bombas de fogo.

Em torno das 23:45 uma bomba incendiária caiu sobre a Kodokan, perto do lugar onde Jigoro Kano costumava sentar. Provavelmente um ou dois segundos após o impacto, a bomba espalhou seu poder incendiário com fogo para todos os lados. O fogo se espalhou pelo dojo, queimando ao menos 70 tatamis e diversas partes do edifício.

Bombeiros chegaram rapidamente, mas a pressão da água não era suficiente, já que toda a cidade de Tóquio neste dia estava coberta de fogo. Algumas pessoas chegaram para ajudar os bombeiros com baldes de água, conseguindo controlar o fogo. Nesta noite, estima-se que dezenas de milhares de pessoas morreram incendiadas e mais de 170 mil prédios e casas foram totalmente destruídas.

A cidade de Tóquio totalmente devastada após o ataque aéreo
A cidade de Tóquio totalmente devastada após o ataque aéreo

Nesta época, muitos dos instrutores da Kodokan e seus alunos haviam deixado Tóquio. Keiko Fukuda estava em Tóquio nesta época, indo treinar todos os dias, mesmo tendo que caminhar de sua casa ate a Kodokan passando por diversas casas queimadas e destruídas pelos diversos ataques aéreos estadounidenses. Sensei Fukuda esteve ensinando e treinando na Kodokan durante este período. Também o Sensei Yoshimaro Handa, favorito de Jigoro Kano, se manteve ensinando na Kodokan até o final da guerra.

O diretor da Kodokan, o Almirante Nango Jiro, sobrinho de Jigoro Kano, estava determinado a não perder uma só noite de treino, assim, ele alocou os refugiados da zona no dojo princilal e derrubou as paredes do terceiro andar do edifício para aumentar o tamnaho da área. O treino recomeçou no dia 16, três dias após o ataque realizado pelos Estados Unidos que destruiu toda a cidade de Tóquio. O dojo principal foi reformado no fim de 1945 e em 1946 foi usado para o Kangeiko.

Após a Segunda Guerra Mundial, todas as artes marciais passaram a ser proibidas no Japão, incluindo o Judô. Em 1950 o judô teve sua proibição revogada, desde que se mantivesse apenas um esporte e nada mais do que isso. Foi assim que surgiu o Judô esportivo moderno, hoje um dos esportes mais praticados do mundo.

Kodokan - Tóquio
Kodokan – Tóquio

Fonte: Kano Chronicles e Reflections of Keiko Fukuda