Quando se fala em Judô no MMA atualmente, talvez o primeiro nome que se vem em mente é o de Ronda Rousey. Judoca olímpica, fez sucesso em sua carreira de MMA vencendo muitas oponentes com seu juji-gatame afiado. Seguindo o mesmo caminho de Ronda, a atleta Kayla Harrison, também dos Estados Unidos e campeã olímpica no Judô, hoje está buscando sua carreira nos eventos de MMA, obtendo com bastante sucesso nas suas mais recentes lutas.

Mas este post não é para falar dos atuais judocas no MMA e nem mesmo para comparar o Judô com outras lutas. É para contar a história de um verdadeiro guerreiro, de origem no Judô, que fez bastante sucesso em sua época em lutas de MMA e enfrentou os melhores atletas do Jiu-Jitsu de sua época, também em competições de Jiu-Jitsu. Seu nome? Yuki Nakai.

Sensei Yuki Nakai - Lenda do MMA
Sensei Yuki Nakai – Lenda do MMA

Yuiki Nakai – Lenda do Judô, Jiu-Jitsu e MMA

Yuki Nakai praticou Judô durante seu tempo universitário, tendo como Sensei Kanae Hirata (Kodokan) e tendo ajudado sua universidade a vencer o torneio Nanatei Kosen Judô em 1992 (confira nosso post: Kosen Judo, Origem do Jiu-Jitsu ou simplesmente Judô?), um estilo de competição de judô que favorece a luta no solo (newaza), diferentemente do judô olímpico, que favorece mais a luta em pé (tachi waza).

Apesar de ter sua origem no Judô, Nakai sempre quis ser um lutador de artes marciais mixtas, passando a treinar oficialmente MMA ainda em 1992, mesmo ano em que vencia no torneio de kosen Judô. Passou a lutar em vários eventos realizados pela organização Shooto, sendo que um dos seus eventos mais famosos foi em 1995, quando enfrentou Rickson Gracie em um torneio de vale-tudo.

Neste torneio, como faixa preta de judô e com três anos de experiência em artes marciais mixtas, Nakai teve que superar um de seus principais desafios: um torneio de vale-tudo onde ele era o atleta mais baixo e leve do evento. Foram três lutas seguidas: a primeira durou algo como 30 minutos, e Nakai saiu com o olho direito machucado a ponto de quase perder para sempre sua visão. Ainda assim, encarou a segunda luta contra um atleta muito mais pesado e forte, e venceu após sete minutos, para por fim, ter como oponente final Rickson Gracie.

A diferença técnica entre Nakai e Rickson era muito grande. E apesar da pressão da equipe de Rickson para golpear Nakai no olho e vencer a luta rápidamente, Rickson se negou a machucar ainda mais Nakai, lutando apenas no solo, respeitando a saúde do seu oponente, e vencendo, facilmente, o guerreiro Nakai. Confira abaixo as três lutas de Nakai:

Yuki Nakai e o Jiu-Jitsu no Japão

Em uma entrevita, Nakai afirma que mesmo sendo um atleta de Judô, era seu desejo vencer atletas de jiu-jitsu jogando o próprio jogo do jiu-jitsu. E o que motivou Nakai a praticar Jiu-Jitsu não foi sua derrota contra Rickson, mas sim a derrota de Noboruy Asahi contra Royler Gracie. Por isso, ele passou a lutar contra grandes nomes como Jean-Jacques Machado, Leonardo Vieira e Ricardo de la Riva (nome bastante conhecido no bjj por conta da guarda de la Riva), além de entrar em diversos campeonatos de Jiu-Jitsu.

Yuki Nakai passou a se graduar no BJJ, tendo recebido sua faixa preta de Carlos Gracie Jr., sendo o primeiro faixa preta de jiu-jitsu no Japão. Ele abandonou as lutas de MMA e concentrou-se mais no jiu-jitsu principalmente por conta da lesão em seu olho, ocorrida no evento em que lutou contra Rickson Gracie, em 1995.

Sensei Yuki Nakai - Do (kosen) Judô ao Jiu-Jitsu
Sensei Yuki Nakai – Do (kosen) Judô ao Jiu-Jitsu

Confira abaixo (em inglês) uma entrevista com este verdadeiro guerreiro contando mais detalhes sobre sua trajetória do Judô, passando pelo MMA e terminando no Jiu-Jitsu: