Neste fim de semana aconteceu o ADCC 2019, incrível campeonato com os melhores do mundo no jiu-jitsu lutando por um título. Uma desta lutas foi entre o Paulo Miyao e Tye Ruotolo, e uma foto chamou bastante atenção, que foi a tentativa do Tye Ruotolo de aplicar uma chave na perna do Miyao:

Chave de Perna - Paulo Miyao vs Tye Ruotolo - ADCC 2019
Chave de Perna – Paulo Miyao vs Tye Ruotolo – ADCC 2019

Mas como é possível receber este tipo de chave e sair tranquilo da luta? Para responder a esta pergunta, trouxemos a excelente explicação do Dr. Kickass (doctorkickass.com), que é doutor em fisioterapia e também faixa preta de jiu-jitsu. Confira abaixo sua explicação:

Longevidade vs Vitória: Entendendo as conseqüências a longo prazo de Paulo Miyao (por: Dr. Kickass)

Para o desempenho de elite nas competições, um atleta geralmente precisa sacrificar a longevidade por sucesso. Um atleta de Jiu Jitsu que leva essa metodologia ao extremo é Paulo Miyao.

Miyao tem uma longa história de ignorar chaves articulares em competições e rotineiramente deixa seus membros dobrados em posições não naturais. No ADCC 2019 mais recente, o Tye Ruotolo colocou o Miyao em uma chave de joelho muito profunda. Em uma entrevista, Tye confirmou que o joelho de Miyao estralou, mas ele conseguiu continuar.

Portanto, a pergunta que sempre faço: Como o Miyao pode ignorar envios sem lesões?

Hipóteses:

  • Genética
  • Impulso competitivo
  • Alta tolerância para mascarar as lesões que ele sustenta.

Muitos dos ligamentos do joelho e do tornozelo do Paulo Miyao já podem estar comprometidos, rompidos ou esticados o suficiente para que não estabilizem mais a articulação.

  • Estresse elástico: Alterações temporárias em que o tecido retoma a forma original quando o estresse é liberado.
  • Estresse plástico: alterações permanentes onde o tecido não retoma a forma original.

O estresse consistente e já superado pode alterar permanentemente o ligamento, mesmo se não houver ruptura.

O papel dos ligamentos é adicionar estabilidade em graus de liberdade que a articulação não se move. Os ligamentos não devem ser esticados, mas sim estabilizados. O estresse repetitivo nas articulações levará a danos no menisco / cartilagem / osteoartrite na articulação.

Treinar e competir em um nível tão alto pode levar a danos nas articulações de qualquer maneira, mas certamente essa prática acelerará drasticamente o processo.

Profissionalmente, eu adoraria avaliar a integridade das articulações do Miyao. Eu recomendaria que atletas de elite cuidem melhor de seus corpos, mas também entendam o desejo de ter sucesso e os sacrifícios que devemos fazer para vencer.