Em diversos textos neste site já falamos sobre o Jita Kyoei, que é um dos princípios básicos do Judô e que significa a grosso modo, benefício para sí e para os outros. Também já postamos aqui alguns textos de Jigoro Kano sobre o Reigi, um sistema de etiqueta, e sobre a dignidade do judoca, que envolve entre outras coisas, etiqueta. Obviamente existe uma diferença entre Jita Kyoei e a etiqueta, a cortesia. Entretanto, as ações são intimamente ligadas, afinal, quanto agimos com cortesia e considerando sempre os outros, estamos proporcionando o bem estar mútuo.

Atualmente encontra-se na moda o termo “Mindfulness”. Mindfulness pode ser traduzido como “atenção plena ao momento”. Ou seja, perceber o momento, perceber os detalhes do que está ocorrendo e colocar sua atenção no momento e nada mais. Essa é uma prática muito comum no Japão e pode ser observada em cerimonias simples, como a cerimona do chá. A ideia do mindfulness é diametricalmente oposta ao nosso mundo moderno. Não se aprecia mais um momento de um por do sol ou um concerto musical. Todos estão com seus celulares filmando, postando nas redes sociais, conversando enquanto um grupo toca música ao vivo, de modo em que se ignora todo o presente e toda a oportunidade de viver o momento.

Mindfulness of Others – Consideração pelos outros e Jita Kyoei

O termo “mindfulness” entrou na moda no ocidente. E também o termo “mindfulness of others”, que pode ser traduzido como consideração pelos outros, ou colocar toda sua atenção neste momento em consideração aos outros. E isso nada mais é que o sistema de etiqueta, o Reigi, junto com a ideia de proporcionar o bem estar mútuo (e não somente a etiqueta vazia de significado). O vídeo abaixo (em inglês) demonstra um pouco sobre como funciona a etiqueta no Japão e a consideração pelos outros. Vale a pena aprender e se perguntar: por que não colocar em prática este modo de ser em nossa cultura? O que falta?

Confira o vídeo abaixo: