O que exatamente é isso que constitui a dignidade de um homem? Existem várias facetas que compõem a dignidade de um homem, mas, em termos simples, pode-se dizer que ele é composto pelos cinco componentes de etiqueta, estilo de vida, civilidade, ética de trabalho e ideais.

Etiqueta

A Dignidade do Judoca - Jigoro Kano

A Dignidade do Judoca – Jigoro Kano

A etiqueta denota a aparência e as maneiras de alguém. A postura correta é um requisito para as boas maneiras, mas também para a aparência pessoal e a vestimenta … As pessoas estão dispostas a pensar que isso exige uma despesa considerável para adquirir itens de qualidade para melhorar sua aparência e que ela está além de suas possibilidades. No entanto, qualidade e extravagância são coisas completamente diferentes. Independentemente da classe social, todas as pessoas devem evitar desperdícios extravagantes. Aqueles de escassos recursos devem manter suas limitações em mente. Seja qual for a sua posição na vida, é importante estar ciente do que é respeitável e do que não é para alguém em sua posição.

O porte também é conseqüência do modo como o caráter de um homem é percebido. Nós admiramos uma pessoa que é hábil em seu trabalho, que caminha rapidamente pela estrada, que se levanta e senta despretensiosamente, e que abre e fecha portas ou remove itens com compostura … Em suma, as maneiras devem ser respeitadas como convenções da sociedade, e evitar causar problemas para os outros e incorrer em animosidade. O treino de judô facilita o cultivo de tais qualidades. A postura correta é enfatizada na prática de Kata e Randori, e todos os movimentos são executados de forma expedita e com compostura. A prática sempre começa e termina com um Rei, e o dojo é um local no qual as maneiras são refinadas.

No entanto, não se pode dizer que todos os praticantes de judô estão se esforçando para tal auto-aperfeiçoamento. Se a intenção é praticar Judô apenas como um exercício atlético sem compreender seu espírito, tal treinamento será deixado em falta nos aspectos importantes do auto-aperfeiçoamento. Todos os praticantes de judô devem dar atenção ao treinamento do corpo e da mente. É minha esperança que eles aperfeiçoem suas maneiras e etiqueta ao mesmo tempo que melhoram tecnicamente. Quando sentado na posição vertical formal do dojo, se alguém sentir apenas desconforto ao pensar que é necessário aguentar-se simplesmente por causa do protocolo do dojo, tal homem voltará para a desalinhabilidade ao voltar para casa … Sentado adequadamente no dojo não é apenas um questão de protocolo, mas é a postura exigida para refinar as boas maneiras como ser humano.

Estilo de vida
O próximo tema diz respeito à maneira como se vive a vida. A solidez é essencial … O ponto mais importante é viver um estilo de vida frugal. Se você aumentar seus meios, use-o para se envolver apenas em coisas que serão úteis. Um estudante deve usar o que ele tem disponível para fortalecer seu corpo e adquirir conhecimento. O adulto deve usar seus recursos para desenvolver ainda mais seus negócios, para cuidar de suas progênies, para ajudar amigos ou para melhorar a sociedade e o estado. Aumentar a quantidade de dinheiro e os recursos gastos para melhorar a aparência externa deve ser a prioridade mais baixa. Se você mantiver essa política, terá meios suficientes sem arriscar sua reputação e poderá defender sua dignidade.

Se alguém possui pouca riqueza, seria uma vergonha gastar uma grande soma de dinheiro em despesas de subsistência. Escolha morar em uma casa pequena e usar roupas baratas. Mesmo quando vivendo tão humildemente, suas maneiras e Rei não precisam nunca faltar, e você pode manter a cabeça erguida se não sobrecarregar os outros. Assim, através da manutenção de um estilo de vida saudável, você pode ampliar suas capacidades e, eventualmente, ser capaz de levar uma vida próspera.

Civilidade
O próximo tema diz respeito à questão da sociabilidade. Isso também está inextricavelmente ligado à dignidade de um homem. A língua é o meio através do qual um homem pode apresentar suas idéias. Assim, a maneira de falar é de grande magnitude. Às vezes há pessoas que conversam impensadamente e incessantemente, sem permitir que o outro fale. Tal homem é imediatamente desprezado pelos outros e é muito indigno. O ato de criticar e abusar dos outros é prejudicial e não beneficia ninguém. Engajar-se em discurso sem sentido, não fundamentado em qualquer racionalidade, ou usando palavras obscenas, torna-o objeto de desprezo. Assim, deve-se ter consciência desde a primeira palavra pronunciada ao conversar com os outros. Além disso, é prudente evitar um desencontro de palavras e ações, egoísmo e não se preocupar com o bem-estar dos outros, pois todos esses pontos fracos prejudicam nossa dignidade.

Ética de trabalho
O próximo tema diz respeito à ética de trabalho … Usar a posição em benefício pessoal e convencer os superiores a receber favores especiais certamente resultará em uma mancha na dignidade de alguém. Um professor de Judô que tenha cultivado uma força que exceda os outros, desde que essa força não seja abusada, será visto como um homem digno se ele a utilizar de maneira infalível para defender a justiça ou retificar uma invasão de seus direitos. Pelo contrário, a dignidade de um homem será gravemente prejudicada se ele for atraído para um argumento ou luta, for enganado, for seduzido por lucro ou ganho, ou for manipulado como uma ferramenta nas maquinações dos políticos.

Assim e assim, aspectos como o estilo de vida, a civilidade e a ética de trabalho são todos assuntos abordados no estudo do judô; e, como tal, serve como um veículo legítimo para o desenvolvimento da dignidade da pessoa. Como a questão da dignidade é enfatizada de acordo com as tradições do bushido, sustentando as virtudes da simplicidade e da frugalidade, fidelidade e senso de honra, bem como o ideal de usar o poder físico e mental com a máxima eficiência, mantendo os outros em como o indivíduo se esforça para alcançar seus objetivos, o Judô certamente cultiva a dignidade do indivíduo no processo de luta pela auto-perfeição.

Deve ser dito que sem admoestação, alguns podem se concentrar apenas na técnica, e esquecer o espírito do Judô. Um estagiário de judô deve ser vigilante e prestar muita atenção para que ele não caia em maus hábitos, enquanto também está pronto para ajudar a descobrir falhas em outros.

Ideais
Finalmente, permita-me mencionar a dignidade e sua relação com os ideais. Todas as atividades humanas são baseadas em um ideal de alguma descrição. Independentemente do que possa ser esse ideal, é sempre uma questão de grande importância. Se o ideal é baixo, a ação resultante será de baixo nível; mas se premissa de um ideal elevado, então a ação em si também será elevada. Em ambos os casos, a dignidade de uma pessoa é afetada pelo nível do ideal. Um homem que busca prestígio irá agir de uma maneira calculada para obter distinção. Um homem que busca lucro se comportará de uma maneira que é ditada por esse objetivo. Um homem que deseja poder e influência mostrará comportamento que reflete esse objetivo. Qualquer homem controlado por tais anseios será egocêntrico e descerá para as profundezas da vulgaridade como uma coisa natural.

É desejável abraçar ideais mais elevados que ultrapassem prestígio, lucro e poder, e agir de acordo. O objetivo final do judô é buscar a auto-perfeição para dar uma contribuição à sociedade, não para satisfazer os próprios desejos egoístas. Assim, apreender o verdadeiro significado de Judo e agir correspondentemente ao seu espírito é compreender que toda ação deve ser baseada no ideal mais nobre. É então que a dignidade de um homem é aumentada. Em suma, aspirar a aprender apenas um aspecto do judô significa que alguém pode não ser bem sucedido em promover um maior grau de dignidade. O verdadeiro estudo do judô naturalmente leva ao cultivo da dignidade.

* Judô, Volume 3, Edição 11, novembro de 1917