O kata-gatame é um golpe muito comum em competições de Judô, Jiu-Jitsu e MMA. E quando bem encaixado, resta pouquíssimas alternativas ao uke, que está recebendo o golpe.

Josh Barnett vencendo Brett Rogers no Strikeforce, após aplicar um kata-gatame

Josh Barnett vencendo Brett Rogers no Strikeforce, após aplicar um kata-gatame

O kata-gatame, que significa “imobilização no ombro” é uma técnica de imobilização (osaewaza), apesar de que, normalmente, utiliza-se o kata-gatame também como uma técnica de estrangulamento (shime-waza). O vídeo abaixo mostra uma forma muito simples e interessante de se escapar desta técnica. No vídeo, ao escapar do kata-gatame, o uke recebe o kataha-jime (que significa “estrangulamento com um ombro”), que é uma técnica de estrangulamento (shime-waza). O vídeo exibe também uma forma simples de se escapar do kataha-jime.

O kata-gatame é aplicado não só na posição clássica exibida pelo vídeo, mas em diversas variações, como no conhecido “triângulo de mão” ou “anaconda choke“. Na postagem sobre como aplicar o triângulo de mão, vemos Wanderley Silva mostrando rapidamente que é possível utilizar a mesma forma de se escapar do kata-gatame exibida no vídeo abaixo também na variação do kata-gatame conhecida como “triângulo de mão“. Portanto, é uma escapada fundamental que deve estar no nosso manual de sobrevivência de técnicas de chão.

Assista o vídeo abaixo, pratique e compartilhe!