Muitas vezes nesse site escrevemos textos sobre os princípios do judô. Os dois principais conceitos centrais que resumem bem o pensamento de Jigoro Kano a respeito deste tema são Seiryoku Zenyo e Jita Kyoei.

Jigoro Kano demorou décadas para formular adequadamente estes princípios. São princípios complexos e a relação entre os dois é igualmente complexa de se explicar. E este é o problema. A maioria dos judocas no mundo praticam o esporte Judô. E a maioria dos dojos ensinam o esporte Judô. No que diz respeito aos princípios do Judô, a maioria das escolas apenas ensina a tradução dos termos em japonês. Seiryoku Zenyo pode ser traduzido para algo como “mínimo de esforço e máximo de eficiência” e Jita Kyoei pode ser traduzido para algo como “bem estar mútuo”. Mas as perguntas que ficam são: O que de fato significa Jita Kyoei e Seiryoku Zenyo? Qual a relação entre estes dois conceitos? Eles podem existir de modo independente ou um depende do outro?

Aula de Judô na Universidade de Tsukuba
Aula de Judô na Universidade de Tsukuba

Um estudo foi realizado no Japão para testar, em judocas universitários, o conhecimento deles a respeito do tema. Foram chamados 126 judocas para responder as perguntas. A ideia era medir o conhecimento destes judocas universitários japoneses sobre os princípios do Judô e sobre a filosofia de Jigoro Kano. Os resultados são bem tristes. Apenas 14 dos 126 judocas entrevistados conseguiram corretamente explicar Seiryoku Zenyo. Nenhum dos 126 conseguiu explicar o que significa Jita-Kyoei. E apenas 5 judocas dos 126 conseguiram corretamente explicar a relação entre Seiryoku Zenyo e Jita Kyoei. (Confira o estudo completo: A study on the judo principles – the meanings of Seiryoku Zenyo and Jita Kyoei, and the degrees of present young judo players understanding on those theories)

Apenas traduzir Jita Kyoei e Seiryoku Zenyo não é o suficiente para entender-los. Assim como interpretar de qualquer modo também não é o suficiente. Para se ter uma idéia, Jigoro Kano chegou a quase ser afastado do seu cargo de diretor (Kancho) da Kodokan, por conta da forma com que ele explicava os princípios que ele desenvolveu. O governo japonês e grande parte dos membros militares e nacionalistas da Kodokan eram contra os princípios de Seiryoku Zenyo e Jita Kyoei, como desenvolvidos por Jigoro Kano. Após sua morte, Jiro Nango, sobrinho de Jigoro Kano e um militar nacionalista, assumiu o cargo de diretor (Kancho) da Kodokan e em algumas se suas aulas públicas, passou a explicar sobre os princípios do Judô de forma diametricalmente oposta a Jigoro Kano.

Em um de seus discursos patrióticos mais extremistas em 1940, Jiro Nango chegou a dizer que o Judô era a verdadeira manifestação do Yamato Damashii. E o que significa Yamato Damashii? Yamato Damashii é um termo antigo, que significava no passado antes algo como o “antigo espírito do Japão”. Porém, o crescente movimento nacionalista japonês passou a se apropriar deste termo para criar um significado patriótico e nacionalista extremo. Algo totalmente oposto a tudo o que Jigoro Kano fazia e ensinava na Kodokan. O resultado da crescente lavagem cerebral pelos militares nacionalistas foi o uso das artes marciais nas escolas para fazer uma espécie de formação ideológica nacionalista, ou uma lavagem cerebral de ideais patrióticos nos jovens, para que os soldados e voluntários japoneses podessem obedecer sem questionar o alto comando militar.

O resultado deste movimento é hoje conhecido no mundo todo. Genocídios causados pelos japoneses no continente asiático, o uso de violência extrema contra mulheres e crianças e nenhum compromisso moral pela vida do outro que não fosse japonês. Alguns dos alunos de Jigoro Kano de alta graduação faziam parte dos movimentos patrióticos e foram inclusive julgados por crimes de guerra e genocídio após a Segunda Guerra Mundial. Na verdade, nem mesmo os japoneses os nacionalistas respeitavam, como na famosa história contada em filme e livro sobre o grupo de japoneses que matavam outros japoneses no Brasil se eles não aceitassem as mentiras nacionalistas (sim, fake news na política não é algo novo) que ele contavam. (Ver o excelente filme e livro de mesmo nome, Corações Sujos).

Aula de Judô na Universidade de Tsukuba
Aula de Judô na Universidade de Tsukuba

Esta história nos serve para lembrar e compreender que devemos aprender sobre os princípios do Judô como eles foram criados. Não é correto interpretá-los de qualquer maneira para servir a propósitos particulares ou mesmo imperialistas, como fez Jiro Nango. Jiro Nango não poderia estar mais errado sobre o que era o Judô. Por isso, treinar Judô não é somente ir ao dojo e mover o corpo. Essa não é nem mesmo a parte mais importante do Judô. Essa é apenas a parte esportiva. Mas este texto termina com a seguinte reflexão: Por que os praticantes de Judô não tem interesse em aprender de fato o Judô?

“Eles [os professores de Judô] devem possuir conhecimento detalhado de educação física, métodos de ensino e devem possuir um profundo conhecimento do significado de uma educação moral. Finalmente, eles devem compreender como os princípios do Judô podem, por extensão, ser utilizados para ajudar uma pessoa na vida diária e como eles mesmos podem ser de benefício para a sociedade como um todo”.

(Jigoro Kano, O Instrutor de Judô Ideal)