É bastante comum ver pessoas comentando sobre o quanto gostariam de praticar jiu-jitsu ou judô, mas que já não são jovens o suficiente para isso. Afinal, parece que para praticar o judô ou o jiu-jitsu é necessário ser jovem, atlético, forte e com um corpo perfeito.

Entretanto, a realidade é o oposto disso. Se me perguntam qual a idade limite para praticar jiu-jitsu ou judô, minha resposta é: 200 anos! Como assim 200 anos? Bom, se você chegar a 200 anos, é bom continuar fazendo o que vem fazendo para seguir adiante ao invés de inventar praticar uma arte marcial nova.

Mas se você tem menos de 200 anos, então qualquer idade é idade para começar. Um grande exemplo é o Alan Philips, de 72 anos de idade. Ele começou a praticar o Jiu-Jitsu por cinco vezes por semana desde os 68 anos de idade. E durante este tempo ainda teve que lutar contra vários tipos de cancer. Segue bastante ativo no treino e como bom atleta, também compete em campeonatos de Jiu-Jitsu. Confira o documentário abaixo sobre o Alan Philips:

Outro exemplo é a Vera, praticante de Jiu-Jitsu desde os 68 anos de idade e hoje, com 74, já está na faixa marrom. Em seu Instagram ela conta um pouco desse dia a dia, e o post abaixo é um grande exemplo de que nunca é tarde para começar:

Essas histórias são inspiradoras, e nos demonstram que idade é apenas um número. Se há desejo, se há emoção, então ainda é tempo de se apaixonar por uma nova atividade e se dedicar com tudo para ela.

Que tal começar a treinar jiu-jitsu hoje?