Uma polêmica tomou conta da internet e grupos de Judô devido a um momento específico da luta entre Daria Bilodid (UKR) e Laura Martinez (ESP). Daria Bilodid, de apenas 18 anos de idade, se consagrou pela segunda vez campeã mundial, desta vez no Mundial de Judô em Tóquio 2019, vencendo na final a japonesa Funa Tonaki (JPN), a número um do mundo neste momento e a favorita, pois lutava em casa. Sem dúvida o feito desta atleta de apenas 18 anos é impressionante.

Entretanto, a polêmica foi em uma luta específica, contra a espanhola Laura Martinez, onde Daria, ao invés de realizar o kumikata no judogi da oponente, o fez agarrando o cabelo da mesma, e por duas vezes durante a luta. Confira o vídeo abaixo:


Curiosamente, a atleta espanhola não se queixou e ninguém da arbitragem puniu a atleta com um shido ou hansoku-make. Em sua opinião, deveria ser shido, hansoku-make, ou nenhum dos dois, pois foi um acidente?

De qualquer modo, em sua página do Instagram, Daria escreveu um pedido de desculpas a Laura, justificando o momento e dizendo não ter percebido a ação:

Daria escreveu nos stories de seu Instagram: “Durante a luta contra Laura Martinez, eu acidentalmente agarrei o seu cabelo. Vi a foto depois e fiquei em choque. Realmente não foi minha intenção e não percebi isso porque estava tão focada no momento. Quero me desculpar a Laura pelo meu erro. Este não é meu estilo de luta.”

Talvez a culpa maior tenha sido da arbitragem, que não deveria ter deixado isso passar. Mas apesar dos pesares, a verdade é que Daria Bilodid é uma atleta que merece todo o crédito por seus logros e possivelmente conquistará ainda muito mais.

O que achou desta situação? Comente abaixo e compartilhe!