O texto abaixo foi escrito pelo Sensei Yoshiaki Yamashita, que foi um grande atleta, guerreiro, difusor do Judô pelo mundo. Ele foi um dos quatro cavaleiros celestiais do Kodokan e o primeiro 10º dan do Kodokan.

O que fazer e o que não fazer no aprendizado do Judô (Yoshitsugu (Yoshiaki) Yamashita, 10º dan Kodokan)

  • Estude a forma correta de aplicação dos golpes. Projetar com força bruta não é a forma correta de ganhar no JUDÔ. O ponto mais importante é ganhar com o uso da técnica.
  • Primeiro estude o ataque. Você verá que a defesa esta incluída no ataque. Você não fará progresso aprendendo a defesa primeiro.
  • Não desgoste cair. Estude o tempo do golpe enquanto você esta sendo projetado.
  • Pratique seus golpes movendo seu corpo livremente tanto quanto possível em todas as direções. Não tenda para um só lado ou fique rígido. Um grande trabalho nas repetições de golpes será recompensado com um bom golpe.
  • Aumente o número de treinamentos e disputas. Você nunca fará nenhum progresso sem acumular uma quantidade de treinamentos.
  • Não selecione seus oponentes (o que significa: não diga que você gosta ou não de treinar com certa pessoa). Todos tem sua própria especialidade. Você deve tentar aprender tudo deles e fazer das especialidades deles as suas.
  • Nunca negligencie melhorar aquilo que tem de melhor. Treinar sem nenhum esforço para melhorar resultará em um progresso lento. Sempre recupere seus hábitos, tanto quanto aqueles de seus oponentes, enquanto faz melhorias.
  • No treino coloque seu coração e sua alma dentro dele. Isto interferirá em seu progresso nos treinamentos se você se manter sem esse espirito.
  • Nunca esqueça o que o seu instrutor ou alguém superior no ranking ensina a você. Durante o treino você fará grandes progressos se você manter em sua mente o que eles disseram a você.
  • Tente fazer seus treinamentos tanto quanto possível de forma continua. Fazer pela metade prejudicará gravemente sua evolução.
  • Assista e estude os golpes tanto quanto possível para melhorar e ter vantagem. A técnica e a mente são exatamente como a frente e as costas da mão, significa que elas possuem um relacionamento muito profundo.
  • Refreie os excessos na alimentação e bebida. Lembre-se que os excessos na alimentação e bebida levarão seus treinos e o JUDÔ a um fim.
  • Sempre tente pensar em melhorar, e nunca pense que você é muito bom. Pensar que é muito bom é muito fácil durante o aprendizado do JUDÔ.
  • Não há fim no aprendizado do JUDÔ.

Alguns comentários sobre os aspectos levantados pelo Sensei Yamashita

Sensei Yamashita quando jovem

Sensei Yamashita quando jovem

Primeiramente estamos falando das lições de um 10º dan, ou seja, a graduação mais alta do Judô. E é este quem diz que não há fim na aprendizagem do Judô, ou seja, mesmo possuindo a graduação mais alta, temos sempre algo a melhorar e a aprender. Cada uma das frases acima possuem um significado muito profundo na prática do Judô, por mais triviais que elas sejam. São frases que são baseadas profundamente na filosofia do Judô e no xadrez que é o jogo do Judô. Por exemplo, logo de início o Sensei Yamashita fala sobre evitar a força bruta. O Judô é uma arte suave, antes de mais nada. Obviamente, atletas de alto nível treinam muita musculação (o próprio Kimura era fascinado pelo treino físico, como ele relata nesta entrevista). Porém, nada disso implica ignorar a técnica, ignorar o bom judô, como bem coloca o Sensei Lonsdale em seu artigo Um bom Judô faz um bom Judoca.

O Sensei yamashita também coloca logo de início para começar estudando o ataque. E a defesa está incluída no ataque mesmo quando não há golpe sendo executado durante. Por isso é importante começar pelo ataque, para perceber isso e principalmente o jogo de kumi-kata, além da estrutura mental. Aliás, as recomendações do Sensei Yamashita são em grande partes também recomendações mentais: não se preocupe em ser projetado. Durante a projeção, foque em aprender enquanto está sendo projetado, por exemplo.

Além disso, ele também pede para colocar o coração e alma no treino. Isso não significa ir ao treino, fazer exercício e no randori lutar com brutalidade só para dizer que “venceu”. Na verdade, o sensei está falando de foco. Falamos sobre esse assunto aqui no site no texto “Qual o seu objetivo para o treino de hoje?“. Ir ao treino focado significa procurar aprender e compreender em cada segundo. Enquanto se está descansando por alguma razão, continuar olhando o treino dos colegas e aprender. Manter o ouvido atendo para ouvir o Sensei quando ele faz observações. Não atrapalhar o treino dos colegas com conversas fora de foco durante momentos importantes da prática.

Enfim, para cada uma das recomendações do Sensei Yamashita, é possível criar um novo texto ou mesmo horas de aulas somente sobre cada um destes pontos. Estas observações iniciais são apenas para auxiliar na reflexão de cada um dos aspectos sugeridos pelo primeiro judoca a atingir o mais alto grau no Judô.

Se tiverem mais observações, comentem!!

Obs: A tradução do texto do Sensei Yamashita foi feita por um usuário do Facebook, Landulfo Junior.

Leia também: