É muito comum atualmente ver pais matricularem seus filhos no Judô, pois acreditam eles que por ser uma arte marcial japonesa, a criança será formada com valores como respeito, integridade, disciplina, entre outras coisas.
Isso é certo, mas também é errado. Não basta matricular o filho numa academia para achar que ele se tornará outra pessoa. A educação da criança deve ser o mais uniforme possível tanto em sua escola como em sua casa e em seu dojo (local de treino). As vezes, basta um exemplo aparentemente inocente dado pelos pais que a criança copia e aprende de modo equivocado (como o caso do vaso roubado – leia aqui). Além disso, a grande vantagem do judô para as crianças não é o fato de ser uma arte marcial japonesa com seus conceitos rígidos, mas outros muito mais importantes.
Segundo Piaget – cientista que estudou os estágios de desenvolvimento infantil – a criança passa por algumas fases durante o seu crescimento. Normalmente quando matriculadas no Judô, as crianças encontram-se na fase que Piaget chama de Estágio Pré-Operatório (entre 2 e 7 anos de idade). Esta fase é também chamada de fase intuitiva, e é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, e é nesta fase que a criança usa a estratégia do jogo simbólico para organizar e compreender o mundo, além de usar o jogo para livrar-se de algumas angústias.
No jogo simbólico, a criança fantasia a realidade. Diz que seu carrinho de brinquedo é uma nave espacial, e que seu boneco tem superpoderes. Diz que duas pedras no chão é a base secreta, e se passa uma formiga, é um dinossauro gigante. Tudo isso faz muito sentido para a criança, apesar de que, as vezes para os adultos, é uma fantasia irrelevante.
O judô trabalha muito com jogos simbólicos. É durante o treino que a criança cria certas fantasias para poder entender um golpe, entender a sua relação com a outra criança, entender que as vezes ela pode machucar o outro. Muitas vezes, a criança acha que o Judogi (kimono) é uma armadura que lhe dá poderes, e com isso, ela se sente capaz de usar o corpo para realizar os movimentos aprendidos, e assim, desenvolver sua capacidade motora.
Nessa fase do desenvolvimento infantil, a criança normalmente é egocêntrica, de modo que não consegue colocar-se no lugar de outra de maneira abstrata. O Judô trabalha isso com os jogos, as lutas e principalmente com a graduação. À medida que a criança cresce, ela se gradua, e ela percebe que deve ser exemplo para as crianças menos graduadas, que vão seguir o mesmo caminho que ela seguiu.
O respeito pelo outro é trabalhado no judô tanto através da graduação, onde a criança mais graduada percebe que deve ser exemplo, e a menos graduada percebe que deve respeitar tanto o professor como as crianças mais graduadas, como também é desenvolvido através do treino. Uma técnica pode machucar, e por isso, não deve ser aplicada para machucar o colega de treino. A criança aprende que ultrapassar os limites do seu próprio corpo pode significar machucar um amigo, e por isso, é preciso desenvolver um auto-controle.
Os jogos tem outro papel importante nesta fase do desenvolvimento: para a criança, o jogo não é apenas uma brincadeira, mas é um modo de organizar o mundo e entender qual o seu papel nesse mundo. Por isso, muitas vezes a criança não aceita a derrota com facilidade. As vezes cria estratégias nos jogos para modificar as regras e sair sempre vencendo, pois a derrota afeta sua auto-estima.
No Judô, as competições servem para trabalhar a derrota. Desde os treinos dentro do dojo, a criança vai aprendendo que numa luta, apesar de um vencer e outro perder, aquilo é momentâneo. Em competição, isso é trabalhado ao extremo, pois a criança é colocada para lutar contra uma outra criança normalmente desconhecida, e seus pais, amigos e o seu sensei estão lá torcendo por ela. Ela sente uma obrigação maior em vencer. É fundamental, neste momento, que desde o início a criança já esteja preparada para a derrota, e entenda a derrota não como a sua incompetência, mas sim, como algo natural que ela use para crescer e desenvolve-se, sem se colocar como um eterno perdedor. Por isso, as escolas de Judô realizam campeonatos internos, pois as crianças disputam contra conhecidos e tem seus pais torcendo, e nestes campeonatos o Sensei pode em cada luta ensinar o papel daquela derrota, e mostrar que é através de certas derrotas que cada vez mais vencemos.
O CTJ acompanha com todo o cuidado o desenvolvimento dos seus alunos e também se preocupa em dialogar com os pais para que estes informem ao Sensei como a criança está se comportando em casa e na escola, para que esta informação possa ser utilizada em seu desenvolvimento. Os pais, por sua vez, podem também participar do método do judô para o desenvolvimento infantil tanto assistindo às aulas, como estando presente nos eventos e também participando da FanPage do CTJ no Facebook, ambiente virtual onde os pais podem trocar conhecimento com os diversos membros do CTJ, pois neste ambiente encontram-se colegas que são psicólogos, professores, advogados, educadores físicos, médicos, entre outros, e este ambiente de troca de conhecimento é de fundamental importância tanto para auxiliar o desenvolvimento dos filhos matriculados, como de todos os membros do CTJ.
Assim, se seu filho está matriculado no CTJ, faça parte da comunidade, para interagir com os outros membros e proporcionar à criança o melhor ambiente de desenvolvimento físico e moral. E se o seu filho ainda não faz Judô, procure matriculá-lo, pois estas são apenas algumas das diversas razões em que vale a pena ver a criança crescer neste ambiente de arte marcial.
Sensei,
Esta matéria está muito boa. Além das “garotas-propagandas” serem lindas (rsrsrs – sou pai coruja), passa para todos os pais e familiares o quanto é importante o acompanhamento dos seus filhos dentro da arte marcial e o quanto a prática do Judô influencia positivamente no desenvolvimento das crianças, não esquecendo de informar que o acompanhamento doméstico e escolar devem andar parelhados com a prática do “caminho suave”.
Abraços,
JUNIOR
Ao abordar alguns tópicos, oferecendo o viés educacional da arte marcial (que tem caráter complementar e não único na formação infantil) proporciona, certamente, uma reflexão mais apurada dos pais quanto à criação dos filhos. Pratico judô desde criança, e sou testemunha dos grandes valores aprendidos no “caminho suave”. As orientações ministrads pelo Sensei, quando tem eco no ambiente familiar, certamente serão de grande valia na vida adulta de todos. Meu filho de 06 anos é judoca, e com certeza terá uma formação diferenciada de outras crianças não praticantes. Parabéns ao CTJ.
Mestre,
O CTJ vem formando cidadãos e atletas cada vez melhores:
Parabens a Maria Fernanda, Brisa e Ju esse trio vai dar muito trabalho.
Sensei,
Meus parabéns!
Não só pela matéria, mas também pelo site.
Adorei o site e a matéria!
Meu filho tem 4 anos e coloquei no judô. Porém ele está ficando desmotivado. A academia que ele frequenta é nova, gostaria de ajudar com alguma dica.
Vou verificar materiais asqui no site.
Parabéns pelo trabalho de vocês!
Oi Débora. Agradecemos pela visita e pelos elogios.
Espero que seu filho volte a se motivar, pois o judô é uma arte excelente para a formação de crianças.
Abraços!
Tenho uma filha de 4 anos e pretendo colocá-la no judô onde treinarei junto e auxiliarei ela,pelo fato de eu ser ex-judoca será que poderei ajudar ela?
Olá Laís,
Em geral, as turmas de judô infantil não possuem adultos (salvo os professores). Como sua filha tem 4 anos, é interessante deixá-la na turma sem a sua presença. É importante para a criança aprender a se desenvolver e a superar certos desafios longe dos pais. E os professores estarão lá para dar todo o apoio.
Como você é judoca (uma vez judoca, judoca sempre), você sabe que a filosofia do judô é algo que nós levamos para a vida toda. Não é algo que fica apenas dentro do dojo. Aplicamos o judô no estudo, no trabalho, nas relações sociais, etc.
Você poderá usar seu conhecimento de judoca ampliando ainda mais a formação que o professor dela dará durante as aulas dela. Ajudando-a nas competições, ensinando que é preciso as vezes aprender a perder, aprender a cair, para depois levantar e vencer, etc.
Este é um bom caminho para a formação das crianças e jovens dos dias de hoje.
Abraços!
eu amo isso judo e karate <3
excelente matéria. Me acrescentou muito como Sen Sei de ed. infantil. PARABÉNS!
Excelente, Suéllen!
Nós procuramos estar sempre pesquisando para desenvolver ainda mais o nosso trabalho. O importante é nunca acreditarmos que já sabemos tudo, mas sempre procurarmos aprender e desenvolver para formar e educar da melhor maneira possível as crianças.
Parabéns por estar nesta busca também!! 🙂
Tenho uma dúvida:o meu filho foi convidado para uma aula experimental e para o prof tb seria o 1º dia na escola e ele já colocou as crianças para lutarem,o meu filho tem quatro anos e se intimidou muito e não conseguiu fazer cambolhota e foi deixado de lado por ser menor e timido,ele ficou muito chateado e falou para a gente que não quer maais porque o prof o tratou mal…gostaria de saber o que seria normal para o 1º dia para iniciação ao judô em crianças pequenas?
Oi Yara,
Muita vezes, a percepção da criança pode não condizer de fato a realidade. Obviamente, outras vezes pode. Acontece que é comum algumas crianças se chatearem no judô, pois eles estão passando por um processo educativo. Muitas vezes algumas crianças podem ficar “de castigo”, ou se sentirem mal por não conseguirem um resultado que na mente delas é o satisfatório.
O judo ensina muito sobre a derrota, sobre se levantar pra tentar de novo, sobre como se comportar adequadamente. Portanto, é sempre bom os pais acompanharem o trabalho do professor, perguntando sobre o que está por trás de cada ação pedagógica, e o mais importante é os pais trabalharem em conjunto com os professores, pois assim a educação é reforçada.
Então se você tem dúvidas sobre o professor de seu filho, converse com ele, assista as aulas de seu filho, motive ele, pois o judô é uma ferramenta fantástica para a educação de crianças e também adultos.
Abraços
olá queria saber com que idade pode praticar o judô, meu filho fez 4 anos, já posso colocar ele?
Olá, Lohayne!
4 anos é uma idade ótima para se entrar no judô.
Abraços!
bom dia meu filho tem 4 anos e gstaria de saber aonde colocar ele pra fazer judo moro em urucânia paciencia
Sou estudante do 1ºano de Educação Física, faixa marrom de judÔ, atuo como professora a algum tempo (3 anos), gostei muito do artigo,evoluir-se faz-se necessário sempre, infelizmente ainda existem professores desqualificados que esquecem o judô como filosofia de vida e desenvolvimento humano e acabam tornando precocemente crianças em “soltados de ouro“, fazendo com que fraturem-se ou a desistência da modalidade.
bom dia .
sou mae de uma menina de 7 anos, ela faz tratamento no hc por epilepicia e bronquite ela era muito eletrica , impaciente, na escola onde estuda ela foi fazer diezz, artes maciais e ta gostando muito. melhorou muito seu comportamento.mas para os medicos , eles naum aprovam fazer judor , nestas condiçoes de tratamento clinico , mas eu descordei. eu pergunto para os professores em judo, o que vcs observam em crianças com esse tratamento ? a minha filha melhorou muito em seu comportamento. estou feliz e recomendo.
Olá Rita,
Casos como esse precisam de avaliação em conjunto com a equipe médica, pois eles tem mais conhecimento de causa, sabem detalhes sobre os casos, etc. É mais do que reconhecido que esportes melhoram a saúde das pessoas e melhoram também na recuperação, mas isso quando o esporte é recomendado. Em alguns casos, o esporte pode por exemplo prejudicar. Portanto, a recomendação não é que simplesmente discorde dos médicos e coloque sua filha em uma atividade esportiva. Busque segunda, terceira opinião com outros médicos e profissionais qualificados para o caso de sua filha para ter certeza de que está fazendo o bem a ela.
Abraços!
Oi, a partir de que idade é recomendado o judô? É recomendado para crianças agressivas? O que se deve fazer quando a criança manifesta golpes de judô em sala de aula para machucar os colegas?
Como se resolve o fato de ensinar as crianças à não ser agressivas em sala de aula, se ela é ensinada a brigar e derrubar o colega na aula de Judô? Estão em formação de personalidade na educação infantil, seria possível e recomendável por segurança educacional iniciar as aulas após os 6 anos de idade para não confundir a criança? Qual o regulamento da secretaria de educação em relação a este assunto?
Percebo muito interesse financeiro neste tipo de educação pelos professores, desculpe minhas dúvidas, mas aguardo respostas. Obrigada.
Olá Joana,
Boas perguntas. Mas em primeiro lugar, não há interesses financeiros. O Judô foi criado a mais de 100 anos com o propósito de educar. A história do Judô, a implantação dele no japão e em mais de 100 países no mundo seguindo a mesma metodologia, ensinando os mesmos valores e princípios demonstram que o que menos importa é interesse financeiro, mas sim, ensinar valores e princípios morais.
Respondendo algumas perguntas:
– a partir de que idade é recomendado o judô?
A depender da criança, é possível iniciar o ensino do judô à partir dos 3/4 anos de idade. De quatro em diante, sem dúvida é recomendável.
– É recomendado para crianças agressivas?
É recomendável para TODAS as crianças, exceto por contra-indicação médica por problemas sérios de saúde.
– O que se deve fazer quando a criança manifesta golpes de judô em sala de aula para machucar os colegas?
O mesmo que se deve fazer quando criança que nunca aprendeu arte marcial tenta machucar outros colegas. Conversar com os pais e buscar o auxílio de um psicopedagogo, que é o profissional qualificado para identificar e diagnosticar as razões que levam a criança a agir dessa maneira. O psicopedagogo poderá assim trabalhar com a criança e a depender da dimensão que causa o problema, trabalhar com os pais, com os professores ou mesmo recomendar um psicólogo.
– Como se resolve o fato de ensinar as crianças à não ser agressivas em sala de aula, se ela é ensinada a brigar e derrubar o colega na aula de Judô?
No Judô não se ensina a brigar. Portanto, esta pergunta não faz sentido no que diz respeito ao judô.
– Estão em formação de personalidade na educação infantil, seria possível e recomendável por segurança educacional iniciar as aulas após os 6 anos de idade para não confundir a criança?
Justamente pela personalidade estar em formação é recomendável quanto mais cedo o início da criança no judô. Não se confunde crianças ao ensiná-las valores morais e educacionais na sua matrix comportamental, ao contrário, isso as ajuda ainda mais.
– Qual o regulamento da secretaria de educação em relação a este assunto?
O MEC não só recomenda a prática do Judô como tem parcerias nacionais com a CBJ – Confederação Brasileira de Judô, assim como secretarias estaduais e municipais também fazem as mais diversas parcerias com federações estaduais e escolas de Judô por todo o Brasil. Uma rápida busca no portal do MEC pela palavra Judô traz inúmeros articos sobre os benefícios do judô, as parcerias, etc.
É importante lembrar que não é qualquer pessoa que se torna professor de Judô. Os professores de Judô em geral possuem também formação qualificada para educar através do judô e dos conhecimentos científicos modernos. Por exemplo, em nossa academia, o CTJ, temos dois professores que trabalham com as crianças: O Sensei Tiago Jacaré, graduado em Educação Física e Pós-Graduado em Atividade Física e Saúde, e o professor Ricardo, graduado em Educação Física.
Ou seja, além dos anos de experiência no Judô, ambos os professores do CTJ passaram mais de 4 anos em universidades e cursos de pós-graduação estudando científicamente todos os aspectos da educação física, saúde, educação, etc. O que torna o CTJ mais do que preparado para lidar com todos os tipos de crianças para fazê-las pessoas melhores ensinando os valores e princípios do Judô.
Qualquer outra dúvida, fique à vontade para perguntar.
Abraços!
eu sou faixa preta de judo…
Boa tarde! Gostei do comentários de todos. Gostaria de saber onde posso colocar meu filho de 10 anos pra treinar judô, pois ele já fez um periodo de 7 meses e agora esta parado. Se puderem me ajudar, agradeço.
Olá,
Em que cidade você mora?
Abraços!
Ola. Sou educador fisico. Tambem faixa petra 2dan de jiu jitsu. Sou competidor e,treino algumas criancas dou aulas em colegios, creche e tenho uma academia. Essa materia esta extraordinaria as crianacas sao o melhor e maior tesouro q alguem pode ter. Amo minha filha e meus alunos e tento passar coisas boas e diciplina e ensinar qye aprendemos mais cm @ derrota de q cm a vitoria e lindo. Amo o q eu faco e sou muito feliz cm isso.
Ha minha filha tem 3 anos e se sai muito bem nos treinos. Babbbbooooo por ela. Bjs no coracao d todos
Meu filho tem 06 anos, coloquei ele no judô ele esta amando participar,e eu estou amando a vidinha que estamos levando, e a cada dia do treino ele se empolga mais….Bjs adorei a matéria.
Olá, minha filha tem 10 anos ela ainda está em uma fase boa para praticar judô? ou devo escolher outra arte marcial?
abraços!!
Olá Luciane,
Sua filha está em uma excelente idade para praticar Judô. O Judô já é recomendado para crianças à partir dos 4/5 anos de idade (algumas escolas aceitam até 3 anos) até pessoas com mais de 60 anos de idade. Com essa idade (10 anos), ela melhorará muito não só no aspecto físico, motor, mas também nos valores envolvidos na educação através do Judô, como respeito, honestidade, valores morais e éticos, etc.
Abraços!!!