A Federação Internacional de Judô (IJF) acaba de divulgar o tema que será celebrado este ano no Dia Mundial do Judô, celebrado sempre no dia 28 de Outubro de cada ano, data de nascimento de Jigoro Kano. Como escreveu a IJF em sua página, “as palavras escritas se traduzem em nossos atos e nossos atos explicam quem somos. Nós somos os sobreviventes de um drama moderno que poucos entenderam, considerando-o inconcebível. Agora, com centenas de milhares de mortos e uma economia global em coma, é imperativo escolher cuidadosamente nossas palavras e traduzi-las em ações concretas.”

Motivado pelo drama que vivemos atualmente, a IJF decidiu criar um lema que nos motive a agir de modo produtivo e ético, a agir em prol de uma sociedade capaz de se reerguer e se reinventar. Este lema é: Mais Fortes Juntos!

Juntos somos mais fortes - Dia Mundial do Judô
Juntos somos mais fortes – Dia Mundial do Judô

Confira abaixo o texto completo publicado no site da IJF:

Juntos Somos Mais Fortes

28 de outubro é o Dia Mundial do Judô. Não é por acaso que coincide com a data de nascimento de Jigoro Kano, fundador de nosso esporte e cujas palavras e atos são tão maduros em sua elaboração quanto modernos em sua validade. Se o objetivo era educar, progredir e melhorar através de uma mente saudável envolvida em um corpo robusto, ou seja, um propósito nobre e útil. Não podemos evitar nosso destino quando nosso sistema de valores está em perigo. A pandemia que varre o planeta e destrói famílias indiscriminadamente colocou em questão um ideal geral comum que devemos defender se não queremos sucumbir. Uma comunidade é a soma de muitas coisas, um conglomerado de ideais, princípios e, acima de tudo, pessoas. São indivíduos que propõem e aceitam permanecer juntos, construir, avançar, evoluir, viver e morrer, sempre juntos. É o epílogo da grandeza da humanidade, porque eles entendem que o grupo sempre será mais poderoso que a pessoa.

Mais fortes juntos ” é uma promessa, um epitáfio acima dos túmulos daqueles que nos deixaram, para que isso não aconteça novamente. E se acontecer de qualquer maneira, é um juramento que vamos aprender, fazer melhor e ser mais eficaz na próxima vez.

É verdade que são necessários gestos cautelosos para evitar infecções. É verdade que o confinamento e o isolamento são remédios na ausência de uma vacina, mas juntos somos sempre melhores. Juntos, mesmo na solidão de nossos exilados compartilhados, somos mais fortes. A tecnologia não é uma contribuição branda e contribui muito na luta contra o abandono e a depressão. Então, quando tudo tiver passado, o contato permanece. A vida continua.

Por tudo isso, porque durante o confinamento tivemos que manter nossos princípios e porque agora devemos reconstruir nossas vidas, faremos melhor se permanecermos juntos; nós seremos mais fortes.

Existem frases amplamente usadas, ‘União é força’ é uma delas. No entanto, em alguns contextos, isso pode não ter sido demonstrado. Não é uma coisa trivial, é um fato consumado, especialmente no campo do judô; uma arte marcial e um esporte olímpico cujos valores são a pedra angular de nossa convivência e o muro que protege nossa civilização. Sabemos disso, demonstramos isso em três séculos diferentes. Você também sabe disso. Portanto, porque precisamos do nosso vizinho, comemoramos este dia todos juntos. Juntos somos mais fortes .