Dia Mundial do Judô - 2015 - Unidade

Pela quinta vez consecutiva, a Federação Internacional de Judô está organizando e promovendo o Dia Mundial do Judô. Como muitos sabem, o judô não é apenas um esporte olímpico, mas um sistema marcial, esportivo e educacional que é baseado em muitos valores morais e conceitos filosóficos que devem ser colocados em prática diariamente pelos seus praticantes e apreciadores.

O dia 28 de Outubro foi estabelecido como o Dia Mundial do Judô porque é nesta data que comemora-se o aniversário do Sensei e criador do Judô, Jigoro Kano. O site oficial do Dia Mundial do Judô é o www.worldjudoday.com. O tema do primeiro Dia Mundial do Judô (2011) foi Respeito. Em 2012 o tema foi Judô para Todos. No ano de 2013, o tema foi: Perseverança. Em 2014, Honra. E agora, em 2015, o tema é Unidade.

Unidade e o Judô

Unidade - Tema do Dia Mundial do Judô

Unidade – Tema do Dia Mundial do Judô

Unidade pode significar várias coisas. Mas dentro do contexto do Judô, Unidade pode ser entendida em ao menos dois aspectos que são fundamentais e básicos para nós:

1) Unidade individual Ou seja, é preciso manter uma unidade na prática do verdadeiro judô, que é mais do que uma “educação física” praticada na academia, mas sim, um sistema de valores educacionais e morais. O judoca tem que ser capaz de estar praticando o judo no trabalho, no trânsito, no dia a dia com as pessoas, na escola ou faculdade e também com a família ou com estranhos.

Isso significa buscar sempre aplicar o Jita Kyoei e o Seiryoku Zenyo.

Em outras palavras: tratar todos com respeito e igualdade.

Hoje infelizmente vemos em nosso mundo muitas piadas de racismo, de homofobia, de machismo, de preconceito. Não só piadas mas também ações covardes contra essas pessoas.

Jita Kyoei é um dos princípios máximos do Judô. Um faixa preta de qualquer arte marcial só deveria merecer essa faixa preta se seguisse esse princípio: o de bem estar mútuo. Por isso é importante possuir essa unidade individual. Demonstrar que a pessoa exemplar na academia é a mesma pessoa exemplar fora da academia. Demonstrar que a humildade e o respeito aprendido ao longo dos anos é o mesmo dentro e fora da academia, respeitando todas as pessoas como pessoas iguais.

É através do Jita Kyoei que o respeito é demonstrado. Não só o respeito como o exemplo mas a ausência de egoísmo e egocentrismo. A ausência de vícios morais.

A Unidade também pode ser entendida em outro sentido:

2) Unidade social – O Judô, através da humildade, respeito e dos seus dois princípios é capaz de promover a unidade entre as pessoas. A unidade entre os diferentes. Para o judô, não importa a religião, a afiliação política, a cor, a sua renda mensal, o sexo ou preferência sexual. Todos são iguais e todos buscam o melhor para a sociedade, uma sociedade onde todos se beneficiem mutuamente, sem vantagens extras para ninguém.

O Dia Mundial do Judô é importante não somente para celebrar o nascimento de Jigoro Kano, mas para realizar uma auto-avaliação para sabermos se estamos de fato praticando o Judô (ou Jiu-Jitsu, pois tudo aqui também se aplica) ou se somos meros esportistas que vão ao dojo aprender meros movimentos físicos. Essa reflexão é importante, principalmente em um mundo cada vez mais contra a diversidade e contra a minoria.

Quando ainda era vivo, Jigoro Kano escreveu um texto chamado “O Espirito do Samurai“. É este o espírito que deve estar presente em nossa unidade.

Por isso, neste Dia Mundial do Judô em que o tema é a Unidade, leiam no link acima o texto de Jigoro Kano e reflitam sobre que tipo de praticante você é e que tipo de praticante você quer ser tanto para você como para o mundo.