“Shomen ni, rei!” – Em geral é assim que começam os treinos em grande parte dos dojos de judô espalhados pelo mundo. Mas o que significa cada um dos termos ditos durante o início e final das aulas? A ordem e os termos apresentados abaixo não são necessariamente realizados igualmente por todos os dojos do mundo. De acordo com a região, cultura local, formação dos senseis, existem variações na forma como se iniciam e finalizam os treinos. Portanto, se seu dojo não executa como descrito abaixo, não tem problema, é só uma variação cultural.
Início do treino
Normalmente, no início do treino, o sensei solicita a todos que alinhem, por oderm de faixa. Em seguida, o sensei ou o mais graduado no momento inicia o procedimento de saudação, conforme abaixo:
Kiotsuke ! – Significa “atenção!”. Quando o sensei diz “kiotsuke“, todos devem parar, estar em formação e esperar pela próxima fala do sensei.
Shomen ni ! – Significa “virem-se de frente para a parte principal do dojo!”. É algo como “Direita, volver!” utilizada pelos exercitos militares. A parte principal do dojo (shomen) é onde encontra-se ou a bandeira do japão, ou a foto do Sensei Jigoro Kano, ou alguma outra homenagem aos principais mestres e fundadores do judô. A mesma ordem é dada em dojos de outras artes japonesas como o Karatê, então é na área principal do dojo (shomen) em que se encontra a homenagem aos fundadores da arte.
Rei ! – Significa “cumprimentem!”. Alguns dojos realizam as saudações ajoelhados (za rei). Outros realizam as saudações em pé (ritsurei).
Sensei ni ! – Significa “virem-se para o Sensei!”. Neste momento, todos viram-se de frente para o sensei principal que se encontra no dojo.
Rei ! – Novamente, uma ordem para que todos cumprimentem o sensei. Neste momento, por ser o início do treino, os alunos cumprimentam e juntos falam: “onegai shimasu”
Onegai Shimasu – É um termo as vezes difícil de traduzir literalmente para o português. Uma tradução próxima seria algo como “Por favor, permita que eu treine e aprenda com você”. É um termo que é carregado de valores como respeito, humildade e honra. Quando isso é dito no dojo pelos alunos, em direção ao sensei principal, significa que o aluno está se colocando na condição de aprendiz, que está aberto para ver, ouvir e prestar atenção em cada detalhe do que é ensinado pois ele reconhece a autoridade e experiência de quem está ensinando, e ele sabe que precisa caminhar muito para chegar neste nível.
As vezes é possível também dizer “onegai shimasu” antes de fazer um randori ou um treino com um colega. Nesse caso, significa “estou disposto a aprender com você com muito respeito, honra e dignidade”. Alguns dizem que o termo “Oss” é uma abreviação de “onegai shimasu“, mas pela forma com que o termo “oss” é utilizado, principalmente no Brasil, isso não parece proceder.
Após o cumprimento ao sensei, a aula inicia-se de acordo com a dinâmica de cada dojo (aquecimento, alongamento, etc).
Final do treino
Novamente, ao final do treino, o sensei solicita que todos voltem à formação inicial, e o sensei ou o mais graduado inicia o procedimento para finalizar a aula:
Kiotsuke ! – “atenção!”.
Mokuso ! – É o comando que significa algo como “meditem!”. Alguns dojos realizam o mokuso no início do treino também. Confira aqui nosso texto sobre o Mokuso – https://www.judoctj.com.br/mokuso-contemplacao-silenciosa/
Kiotsuke ! – “atenção!” (novamente, para finalizar o mokuso.
Shomen ni ! – “Virem-se de frente para a área principal do dojo!”
Rei ! – “Cumprimentem!” – Novamente, pode ser za-rei ou ritsurei.
Sensei ni ! – “Virem-se de frente para o Sensei principal presente no dojo”
Rei ! – “Cumprimentem!”
E nesta hora, quando cumprimentam o sensei, os alunos cumprimentam e respondem “Arigatou Gozaimashita”.
Arigatou Gozaimashita – O termo “arigatou” significa um “obrigado” informal. Mais formalmente, ele pode vir acompanhado de “gozaimasu” ou “gozaimashita”. O que muda é apenas o tempo verbal. “Gozaimasu” é presente e “gozaimashita” é passado. Portanto, “arigatou gozaimashita” significa algo como “muito obrigado pelo que foi feito”. Dentro do contexto do dojo, esse termo é, assim como “onegai shimasu”, um termo carregado de valores. Significa algo como “Sensei, muito obrigado pela oportunidade que me deu de ter treinado e aprendido com você. Sou muito grato por isso.”
Terminado o cumprimento, em geral as pessoas cumprimentam umas as outras, e depois, começa o “Soji no jikan“, ou seja, a hora da limpeza. O momento em que todos os que usaram o dojo para treinar ajudam a varrer e limpar o dojo, para que ele esteja sempre limpo e higienizado. Confira mais sobre o Soji no jikan – https://www.judoctj.com.br/soji-no-jikan-a-hora-da-limpeza/
Em geral, esta é a sequência de início e término de aula em dojos de artes marciais japonesas como Judô, Karatê, Aikido, Jiu-Jitsu, etc. Com algumas variações culturais, mas o procedimento geral se mantém, independente do lugar do mundo em que você se encontre. Como é no seu dojo?
Confira também:
- Mantendo as tradições – A importância do cumprimento no Judô
- Soji no Jikan – A hora da limpeza
- Mokuso – Contemplação silenciosa
SEGUIMOS O SEGMENTO DO MESTRE JIGORO KANNO QUE É SEMELHANTE O ESCRITO ACIMA. ASSOCIAÇÃO MERCIVAL DE JUDÔ – PAULÍNIA, SP, BRASIL.
Na nossa Academia, para terminar o Mokuso é utilizado o termo “Mokuso Yamê”, ou seja, “Parar Meditação”. Abraços
Cara, no meu dojô o sensei também fala isso e também acha que é esse o significado…
…mas eu vasculhei a internet inteira, falei com senseis de nihon go e essa palavra não existe, fera! kkkkk
Não sei de onde tiraram esse “Yamê”, talvez uma forma contraída de “Yametê”, mas “Yamê” não existe!
E quando fui falar com os senseis de nihon go eles falaram que é errado mandar parar uma meditação! Pois o aluno pode muito bem continuar refletindo e agradecendo em seu interior. No Japão quando fazem mokuso para lembrar de Hiroshima por exemplo, eles encerram o mokuso falando “Rei” e não mandam ninguém parar de meditar, entendeu?
Olá Lucas,
Bom, o post abaixo é um relato direto de um treino na Kodokan, no Japão. E lá, segundo o próprio instrutor da Kodokan, é comum usar o comando “Mokuso Yamai” (ou yame, não sei agora exatamente qual o ideograma para esse termo) para terminar o mokuso. Não precisa ser regra. Já estive em dojo onde o comando para finalizar o mokuso era o “kiotsuke”. Pode ser também o “rei”.
Confere o post sobre o treino na Kodokan:
http://www.judoctj.com.br/quer-ir-treinar-na-kodokan-saiba-como-funciona/
Abraços!
Muito obrigado Sensei!
Já li o post da Kodokan, experiência maravilhosa!
Realmente eu procurei por “Yamê” mas não por “Yamai”. Vou continuar focado em minhas pesquisas!
Quero agradecer muito por este site que o sr. mantém e que ele é um grande incentivo para minhas pesquisas no caminho suave!
Mais uma vez obrigado!
Yame é apenas um comando de voz para encerrar o mokuso
A própósito, nossa Academia é a SUZUKI JUDÔ CLUBE de São José dos Campos
[…] Fonte: http://www.judoctj.com.br/as-saudacoes-no-judo-termos-e-significados/ […]
Olá, Judo CTJ!
Por que quando temos além do Sensei mais um shodan a saudação é feita com as palavras Sensei Kate ni?
Boa pergunta!
Quando se diz: “Shomen ni”, basicamente está se dizendo: ao shomen (parte frontal do dojo). Mas está implicito no comando que é para todos virarem-se em direção à parte frontal do dojo, para em seguida, vir o comando “rei”, para o cumprimento.
Então, também temos os seguintes comandos:
Shizen ni: Ao shinzen (altar).
Sensei ni: Ao professor.
Otagai ni: uns aos outros.
Senpai ni: ao mais velho.
Sensei kata ni: aos professores.
Senpai kata ni: aos mais velhos.
Ou seja, neste contexto é basicamente o plural de “professor”.
Mas não se pode sair aplicando “kata” (?) a todas as palavras para se tornar plural. Kata também possui diversos significados, como direção, um lado, um, etc. Exemplo: Kata-ha jime: estrangulamento com uma asa.
Não confundir “kata” (?) com “kata” (?). Esse outro “kata” significa ombro: kata-guruma, giro sobre os ombros. Kata gatame, imobilização de um ombro.
Ah, e claro, para
nãoconfundir mais:Não confundir “kata” (?) e “kata” (?) com “kata” (?).
Este último significa “forma”: nage no kata – formas de projeção.
Parece confuso (e é) mas a lingua portuguesa também é cheia de armadilhas assim.
Abaixo três links que mostram as diferenças entre os três tipos de “katas”:
http://www.mrhowtosay.com/kanji/kanji?k=%E6%96%B9
http://www.mrhowtosay.com/kanji/kanji?k=%E8%82%A9
http://www.mrhowtosay.com/kanji/kanji?k=%E5%BD%A2
😀
Qual o Dan necessário para ser sensei?O faixa preta já é sensei?
Olá Ricardo,
Primeiro, é importante entender o que significa a palavra “Sensei”. A palavra Sensei significa apenas “professor”. Ou seja, o responsável pelo Dojo. Um dojo pode ter, claro, vários professores, ou seja, vários Sensei’s.
Ser faixa preta significa ser professor? Não. Para ser professor de judô (Sensei de Judô) é preciso, claro, no mínimo ser faixa preta. Mas é preciso também saber ensinar e estar no comando de algum dojo ou centro de treinamento.
Existem pessoas que não possuem habilidades com o ensino e nem mesmo querem ensinar. Estas pessoas podem pegar a faixa preta, primeiro dan, segundo dan, mas não serão Sensei, no sentido real da palavra.
Se você tem a habilidade de ensinar, trabalha como instrutor em algum dojo dando aulas junto com seu Sensei e pegou a faixa preta, então você já tem o que é necessário para, por exemplo, abrir o seu próprio dojo e ser o Sensei dele. O professor do seu próprio dojo. Em geral não se pode ser Sensei de algum dojo sem a faixa preta.
O termo correto para se referir a alguém que tem graduação de Dan e não é Sensei é pelo seu grau: Shodan (1º Dan), Nidan (2º Dan), Sandan (3º Dan) e assim por diante.
Alguns dizem que na etiqueta correta do Judô, alguém só se torna Sensei quando recebe o 5º Dan. Mas na prática, a regra que acaba acontecendo é a descrita acima. E aqui no Brasil, praticamente todos os que recebem faixa preta (mesmo sem nunca ter ensinado e sem ter habilidade alguma de ensinar) são chamados de Sensei.
No Judô, apenas uma pessoa possui o título de Mestre, ou seja, Shihan, e este é o Shihan Jigoro Kano.
Abraços!
Bom dia CTJ! Parabéns pela ótima matéria! Gostaria de sanar uma dúvida que me ocorreu. Eu aprendi que a todos os graduados a partir do 6º Dan (tradicionalmente distinguidos pelas faixas Coral e Vermelha) pode-se referir como Shihan. Porém, você diz que no Judô somente Jigoro Kano possui esse título. Onde se pode encontrar tal informação? Desde já agradeço a atenção e novamente parabenizo pelo excelente site!
Olá Robson,
Esta é uma discussão interessante. No Aikido é sim regra que a partir do sexto dan todos são titulados “shihan” (metre, modelo).
No Judô, chamamos todos a partir do sexto dan de “kodansha”. O titulo de Shihan fica reservado apenas para Jigoro Kano. Em geral nem mesmo os décimos dans são chamados de shihan.
Entretanto, a judan Keiko Fukuda, a última aluna de Jigoro Kano que estava viva (faleceu recentemente) também vem sendo chamada de Shihan.
No Judô só veremos o termo Shihan ser usados em casos especiais como este. Nunca ví um sexto dan sendo chamando de shihan. Em geral isso não ocorre no Judô.
Abraços
Excelente estas informações. Agradeço pela aula de judô e das etiquetas no dojo.Teria alguns livro a me indicar como fonte de informações dessa natureza ?Grato.
Bom dia ,exiate alguma fonte digital ou livro sobre esta matéria?
muito grato pela aula repleta de informações…..sou um mudansha….em busca do meu primeiro Dan…..fui atleta do clube de regatas tietê e aluno do Sensei Mario Matsuda….tenho muito orgulho de ser judoca e estudar sobre o Judo. Este forum de debates foi muito útil para mim….especialmente a postagem sobre a Kodokan….parabéns a tds
SHIRAM SO KANO
Apenas um detalhe. Ao fim do treino, o rei deve ser realizado de forma invertida. Primeiro ao sensei e depois ao Shomen.
Olá ! Estou fazendo uma pesquisa !
Como se fala o termo “raspagem” no judô ?
Obrigado !
Olá! Fui consultar alguns livros, mas aparentemente não há um termo técnico especifico para raspagem no Judô. A raspagem é um movimento de transição entre uma posição de controle/defesa a outra de controle. Como no Judô não há pontuação para a raspagem, então o termo em sí passa a ser irrelevante, e o que passa a ser relevante é o termo transição. Koji Komuro, em seu livro sobre Newaza, demonstra algumas raspagens mas apenas as decreve como transições. Um dos melhores livros para conhecer melhor os termos do newaza do Judô é justamente este do Koji Komuro. Abraços!
Kaeshi kata
Boa. Kaeshi Kata não é bem uma raspagem, que é um termo técnico das regras do Jiu-Jitsu Brasileiro, mas sim, algo talvez mais amplo e que tem a ver com as regras do Judô.
Nesse caso, Kaeshi Kata seria uma espécie de inversão, para poder colocar o Uke de costas para o chão e assim trabalhar o osaekomi.
No Jiu-Jitsu Brasileiro existe uma diferença entre inversão e raspagem. Por isso que traduzir Kaeshi Kata como “raspagem” pode nos levar a uma interpretação equivocada. Acredito que a melhor forma de compreender este termo é como inversão mesmo.
Abraços!
maneiro isto, vai fazer eu conhecer o judô.Acho que eu vou fazer judô
saudações e cumprimento
descreva o nome e como deve ser feito cada uma.
Mano eu tinha aula de judô na escola e eu sempre era escolhida pra falar esses bagulho mas na época eu n assistia anime então n entendia nada de linguagem japonesa, mas vim me lembrar hj oq significava essas fala kkkkkkkk