? A graduação no Judô | Centro de Treinamento de Judo Jacaré - CTJ

A graduação no Judô

Categorias: Artigos , Judô , Material Didático 9 comentário(s)

O Judô, assim como a grande maioria das artes marciais modernas, utiliza-se de um sistema de faixas coloridas para determinar a graduação de seus alunos. Esse sistema de graduação, utilizados pelas artes marciais em todo o mundo, foi originalmente criado por Jigoro Kano, o fundador do Judô, sendo depois aperfeiçoado com o passar do tempo.

Antes da implantação do sistema de faixas coloridas nas artes marciais, nas antigas escolas de jujutsu (koryu), os alunos eram normalmente graduados através de certificados escritos por seus professores garantindo que eles possuiam um certo nível de aprendizado. Entretando, cada escola possuia sua própria forma de nivelar seus alunos, e isso era, para Jigoro Kano, uma desvantagem.

Sistema de faixas coloridas do Judô - No Brasil, a faixa cinza é apenas para as crianças

Sistema de faixas coloridas do Judô - No Brasil, a faixa cinza é apenas para as crianças

Assim, em 1883, o Sensei Jigoro Kano fez sua primeira divisão em seus alunos, dividindo-os em Mudansha (não-graduado) e Yodansha (graduado). Os mudanshas tem sua graduação divididas em Kyus (nível de habilidade). Os yodanshas tem sua graduação dividida em Dans (grau). O sistema de faixa colorida para os diversos kyus foi criado posteriormente na Europa, e daí exportado para o restante do mundo e das artes marciais, pois inicialmente, no Japão, a faixa branca era utilizada por todos os níveis de kyus, sendo que algumas escolas utilizavam a faixa marrom para os kyus mais elevados, e a preta para os yodanshas.

Veja abaixo a graduação do Judô utilizada no Brasil para os mudanshas:

  • Zero Kyu (mukyu) – Faixa Branca
  • 7º Kyu (nanakyu ou shichikyu) – Faixa Cinza – Somente para crianças
  • 6º Kyu (rokkyu) – Faixa Azul
  • Kyu (gokyu) – Faixa Amarela
  • 4º Kyu (yonkyu ou shikyu) – Faixa Laranja
  • 3º Kyu (sankyu) – Faixa Verde
  • 2º Kyu (nikyu) – Faixa Roxa
  • 1º Kyu (ikkyu) – Faixa Marrom

Após a faixa marrom, o praticante se torna um graduado, um yodansha, ganhando a faixa preta e o primeiro grau, se tornando um Shodan (portador do primeiro grau). A graduação em dans se dá da seguinte maneira:

  • 1º dan (shodan ou ichidan) – Faixa Preta
  • 2º dan (nidan) – Faixa Preta
  • 3º dan (sandan) – Faixa Preta
  • 4º dan (yodan) – Faixa Preta
  • 5º dan (godan) – Faixa Preta
  • 6º dan (rokudan) – Faixa Coral (vermelha e branca)
  • 7º dan (nanadan) – Faixa Coral (vermelha e branca)
  • 8º dan (hachidan) – Faixa Coral (vermelha e branca)
  • 9º dan (kyudan) – Faixa Vermelha
  • 10º dan (judan) – Faixa Vermelha

O único a possuir o mais alto grau, o décimo dan no Judô, é o Sensei Jigoro Kano. Conta-se que Jigoro Kano defendia que aquele que conseguisse um grau mais elevado ao décimo dan, retornaria à faixa branca, terminando assim o ciclo completo do Judô.

Abaixo, mais algumas terminologias que utilizamos no Judô (e também em outras artes marciais japonesas, talvez com alguma variação de significado):

  • Kohai - O aluno menos graduado que você.
  • Sempai - O aluno mais graduado que você.
  • Sensei - O professor, que deve ser obrigatoriamente um Yodansha.
  • Shihan - No Judô, o único com o título de Shihan é Jigoro Kano, por ser o criador e representante do Judô.

Gostou? Compartilhe!

Escrito por CTJ 9 comentário(s)

9 Comentário(s)


Comentários
#1 Marcial Serrano :

Querido amigo vc está de parabéns pelo Site é Ótimo!

Referente as cores das faixas, não foi nosso grande mestre que as desenvolveu, foi desenvolvido pela Federação Inglesa de Judô e adotado na Europa pelo Grande mestre Kawaishi, na época Pres. Federação Fracesa de de JudÔ e Jiu-Jítsu.

Ainda não tive tempo pra viajar pelo seu site, mais como sou apaixonado pela Arte, e sou um estudioso que fica de 8 a 12 horas por dias em site de Judô e Jiu-Jítsu, tenho uma coleção incrível de material referente as artes, desde de 1992 que coleciono, alguns até já foram retirados. Tenho um grande acervo sobre o Jiu-Jítsu, infelizmente, a historia está mal contada, tanto o nascimento na origens, como sua introdução no Brasil. um dia desses vou resgatar a “VERDADEIRA HISTÓRIA”, FRUTO DE MUITA PESQUISA. abraços SERRANO.

Author
#2 CTJ :

Olá Serrano,

Você está certo: A graduação atual com faixas coloridas entre as faixas branca e preta foi desenvolvida posteriormente, na Europa.

Porém, a graduação como um sistema de divisão entre os alunos, não só entre graduados e não-graduados, mas com subdivisões em níveis (Kyus e Dans) foi criação de Jigoro Kano, em 1883. Jigoro Kano também foi quem implantou o uso da faixa preta para os Yodanshas e branca (eventualmente marrom) para os mudanshas. A faixa coral (vermelha e branca) também foi implantada por Jigoro Kano.

Essa forma de dividir os alunos inspirou não só as federações de judô européias a implantarem as faixas coloridas intermediárias, mas praticamente todas as outras artes marciais que vemos hoje, utilizando faixas coloridas para separar os alunos por níveis. O Karatê foi uma das primeiras artes a adotar também o sistema de graduação criado por Jigoro Kano, principalmente pela grande amizade entre o Sensei Kano e o Sensei Funakoshi.

De qualquer modo, a sua consideração é muito pertinente. Navegando pela internet, em foruns de artes marciais, notei que a ordem das cores adotadas no Brasil não é a mesma da ordem adotada em alguns países da Europa.
Você tem algum material que conte por quais razões as cores atuais foram escolhidas, se existe algum significado para cada cor, e como cada país adota seu sistema?
Seria uma imensa colaboração para nós, se tiver algum material ou contribuição!

Abraços!

#3 Kelly :

A faixa cinza e para todas as idades.Eu tenho 14 anos e vou para a faixa CINZA.Ok

#4 Kelly :

Por mais que eu queira ir para a faixa azul,eu tenho que passar pela faixa cinza.Eu queria so dar um toque para o pessoal do site.

#5 Martins :

olá!

parabéns pelo sítio. Como li que precisavam de algum material sobre o significado de cada cor, visitei este e vi algo pertinente:
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=524317090927727&set=a.524317037594399.137420.367522716607166&type=1&theater

Espero ter ajudado.

Oss!

Author
#6 CTJ :

Obrigado, Martins. Muito bom!

Abraços!

#7 tales :

eu ainda sou faixa azul espero que eu chegue na vermelha

#8 Ander :

eu tenho muitos materiais pra passar se precisar…
filosofia, ética, historia da criação e desenvolvimento do judô, judõ na europa e américa do sul, de Konde koma até Shiaki Ishi…
alguém precisar pra passar pra alunos esse é meu email
ander.olanda@gmail.com mande pedido q eu envio
Oss

#9 Edinho-SP :

A faixa cinza e so para crianças , se alguma pessoa com mais de 10 anos passar a faixa cinza é porque ainda é muito fraca para passar a faixa azul .
Sou Faixa roxa e espero que em pouco tempo passe a faixa preta .

Deixe um comentário

Nome

E-mail

Website

Postagem Anterior
«
Próxima Postagem
»


© 2009 - 2014 Centro de Treinamento de Judo Jacaré – CTJ - Salvador - Bahia - Brasil