Lyoto vs Shogun - UFC 104

Lyoto vs Shogun - UFC 104

Ontem, dia 24 de Outubro de 2009, foi noite de UFC. Mais precisamente, o UFC 104, onde a luta principal de disputa pelo cinturão ocorreu entre dois brasileiros: Lyoto Machida e Maurício “Shogun” Ruas. Esta luta foi uma luta muito esperada, pois o Maurício Ruas só sofreu três derrotas em sua carreira de UFC enquanto que Lyoto Machida, nenhuma. Mas o que era para ser uma noite de decisões claras – todos esperavam por isso – se tornou em uma noite confusa, de frustração e decepção para muitas pessoas.

Shogun prometeu ser paciente durante a luta. E foi. A estratégia de Lyoto é conhecida por todos – manter distância, entrar no momento certo, nocautear. Porém, a paciencia de Shogun se tornou em um anti-jogo para Lyoto. Shogun a todo momento tentava “minar” as pernas de Machida, dando joelhadas e fechando bem a guarda, além de controlar bem a distância.

Shogun fechou o jogo de Lyoto Machida

Shogun fechou o jogo de Lyoto Machida

Os dois primeiros rounds foram rounds onde fica difícil dizer quem foi o melhor: alguns dizem que Machida levou estes dois rounds, enquanto que outros dariam empate no primeiro e vitória de Machida no segundo.

O terceiro round sem dúvida foi de Machida: ele acertou o timing, a distância e fez boas entradas de golpes. E pronto.

Nos dois últimos rounds, a paciência de Shogun se esgotou e ele controlou todo o jogo. Não deixou Machida fazer o que sempre faz, controlava as entradas, acertou Machida diversas vezes, e o encurralou também diversas vezes, além de continuar acertando as pernas de Lyoto. E quando terminou o último round, Shogun saiu com a certeza da vitória e Machida, bastante machucado.

Lyoto Machida vencendo a luta, em decisão polêmica

Lyoto Machida vencendo a luta, em decisão polêmica

A decepção da noite aconteceu na hora de anunciar o vencedor. Por unanimidade, Lyoto Machida foi o vencedor, enquanto que já era esperado inclusive pela plateia que fosse Shogun. No twitter, choveram mensagens dizendo que Shogun foi roubado nas decisões. Segundo as estatísticas da luta, Shogun acertou Machida 82 vezes, enquanto o mesmo acertou Shogun apenas 42. E em uma enquete no site Sherdog, 1302 pessoas disseram que o vencedor foi Shogun, enquanto apenas 146 deram vitória a Lyoto Machida.

Dana White disse que a vitória era de Shogun, mas também se assustou com o resultado dado. E no twitter, Dana White (@danawhiteufc) comentou que ouviu todas as críticas sobre a luta e que os dois atletas já concordaram em fazer uma revanche.

Ao ser questionado no final da luta se concordava com a decisão, Lyoto Machida (que também está no twitter como @lyotomachidafw) disse:

“Foi a decisão dos três juízes. Estou pronto para a revanche”

Shogun comentando a sua luta, em entrevista coletiva

Shogun comentando a sua luta, em entrevista coletiva

Já Maurício Shogun comentou no final:

“Eu treinei quatro meses para essa luta e o meu corner falou que eu venci todos os rounds. Eu confio no meu corner, então…eu acho que eu venci, mas, luta é luta, então, fazer o que?”

Além disso, ele disse que dava mil chutes por treino, todos os dias, o que se tornou em um massacre para a perna de Machida neste UFC 104.

Foi uma noite de decisões polêmicas. O que vocês acham? Machida venceu ou Shogun venceu?

Comentem!