Uma das técnicas bastante conhecidas no Jiu-Jitsu e MMA em geral é o triângulo de perna. No Judô, esta técnica é conhecida como Sankaku-Jime. Segundo relatos históricos, essa técnica foi criada pelo Mestre Tsunetane Oda, entre 1910-1920. Daí, diversas variações foram surgindo: Omote sankaku-jime (o triângulo tradicional, aplicado dentro da guarda), yoko sankaku-jime, tate sankaku-jime, e diversos outros.

Uma das mais curiosas aplicações do Sankaku-Jime é o Ushiro Sankaku-Jime, que é o triângulo invertido, pelas costas. O vídeo abaixo mostra essa técnica sendo aplicada em uma competição de MMA:

Uma das saídas encontradas por muitos atletas no MMA é aplicar o famoso bate-estaca (no Judô, esta técnica se chama Daki-Age). O daki-age é atualmente proibido tanto em competições de Judô como de Jiu-Jitsu, por ser bastante violento. A prova da violência deste golpe do Judô são os vídeos abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=LbEU6X0OXkI

http://www.youtube.com/watch?v=asWbylYs8Vo

Se lembrem: Todas as técnicas mostradas nestes vídeos devem ser praticadas apenas sob supervisão de um profissional qualificado.

(esta postagem foi baseada em um tópico da comunidade Judo Tradicionalgoshinjutsukan do Orkut)