Teddy Riner (FRA), dez vezes campeão mundial e duas vezes campeão olímpico de Judô regressará ao Brasil, país onde ele conquistou seu primeiro título mundial (em 2007). No Brasil, ele participará do Grand Slam de Judô em Brasília.

Será que desta vez a história será diferente? Afinal, ele encontrará aqui no Brasil também um oponente a altura: Lukas Krpalec (CZE), campeão olímpico. A primeira vez que estes dois campeões se encontraram se mostrou uma das lutas mais difíceis para Teddy Riner.

Nesta luta, Riner, com 30 anos de idade, estava regressando dos seus dois anos de afastamento dos campeonatos. Ele encontrou Krpalek (28 anos) nas semi-finais do Grand Prix de Montreal. Nesta luta, que foi até os seis minutos de prorrogação (golden score), Riner conseguiu marcar um waza-ari com um harai-goshi, vencendo a luta. Confira o vídeo da luta entre Riner e Krpalek abaixo:

Após vencer Krpalek, Riner teve que elogiar seu adversário:

“Não é a primeira vez contra Lukas, já que lutamos em camps de treinamento e eu gosto deste tipo de luta. Ele é um excelente judoca. Eu sabia, assim como meu técnico, que esta semi-final seria uma das lutas mais difíceis para mim e eu venci, de modo que fiquei bastante contente com o resultado” (Teddy Riner)

Com a saída temporária de Riner das competições por dois anos, Krpalek conseguiu o título mundial da categoria +100kg pela primeira vez, sendo que antes ele tinha sido também campeão mundial da categoria -100kg, sendo o primeiro judoca a ganhar o título mundial nestas duas categorias.

“Quando mudei para a categoria +100kg, o que me motivou foi conquistar algo como isso, uma meta que eu já havia conquistado na categoria -100kg. Consegui conquistar minhas metas, mas eu tenho ainda mais um objetivo pela frente, que é conquistar o ouro olímpico na categoria +100kg” (Lukas Krpalek)

Confira abaixo o vídeo da campanha de Krpalek no Campeonato Mundial de Judô em Tóquio, onde ele conquistou o ouro na categoria +100kg:

E claro, para finalizar este post, nada melhor que um vídeo com os melhores momentos da carreira de Teddy Riner, já marcado na história do Judô como um dos maiores campeões de Judô que já pisaram nos tatames: