O primeiro dia do Judô nos jogos olímpicos de Tóquio 2020 não podia ser melhor. Muita emoção, técnicas e projeçõs incríveis e muito aprendizado.

Infelizmente o Brasil não conseguiu passar da fase eliminatória. Gabriela Chibana venceu a primeira luta dos jogos olímpicos com um belo Seoi Otoshi, com menos de 20 segundos de luta. Mas em sua segunda luta encontrou a favorita da categoria, Krasniqi, de Kosovo, e perdeu ao receber um Osoto Gari. Krasniqi teve uma performance de favorita, vencendo Lin, de Taiwan, nas quartas de final, depois a número 1 da mongólia, Munkhbat, nas semi-finais, e por fim, vencendo a japonesa Tonaki, na final, se consagrando medalha de ouro na categoria de -48kg.

Dentre as favoritas do feminino, tivemos a surpresa de não ver nas disputas de medalhas a incrível Paula Pareto, da Argentina. Apesar de sua excelente performance nos torneios anteriores, Pareto encontrou a japonesa Tonaki nas quartas de finais, perdendo para a mesma, e na repescagem bateu de frente com a duríssima Catarina Costa de Portugal, ficando de fora da disputa das medalhas.

Paula Pareto (ARG) contra Tonaki (JPN)

Outra das favoritas que por pouco fica fora da disputa das medalhas foi a jovem Daria Bilodid, da Ucrânia. Em uma luta duríssima com a portuguesa Catarina Costa, Bilodid conseguiu passar nos últimos segundos, mas encontrou a japonesa Tonaki nas semi-finais, perdendo e indo para a disputa de bronze, ganhando assim sua primeira medalha olímpica.

Nesta categoria tivemos como medalhistas: Ouro – Distria Krasniqi (KOS). Prata – Funa Tonaki (JPN). Bronze – Daria Bilodid (UKR) e Urantsetseg Munkhbat (MGL).

Para você, qual foi a melhor luta da noite na categoria -48 kg feminino?

No masculino, o favorito ao ouro, Takato, com seu estilo frio, técnico, com muita diversidade técnica e paciência, levou a medalha em uma excelente e muito dura performance. Um destaque para a disputa das semi-finais entre Takato, do Japão, contra Smetov, do Cazaquistão. Uma luta dura, com 7 minutos de golden score, onde os dois atletas disputaram até a última gota de suor possível.

A surpresa da noite, Yang (TPE), medalhista de prata

Já o brasileiro Eric Takabatake venceu sua primeira luta, mas em seguida encontrou o sul-coreano Won Jin Kim, levando a luta ao golden score, mas perdendo depois de 3 minutos e 40 segundos. Deu trabalho, mas não foi desta vez.

Nesta categoria tivemos como medalhistas: Ouro – Takato Naohisa (JPN). Prata – Yung Wei Yang (TPE). Bronze – Yeldos Smetov (KAZ) e Luka Mkheidze (FRA).

Durante todas as disputas vimos um judô que se demonstrou adaptado para as novas regras. Muita estratégia, excelentes transições e muito newaza, em especial para o Sumi-Gaeshi com uma pegada de Ude Garami de Takato.

Qual foi a melhor luta da noite para você? E o que espera do Judô nos próximos dias?

O fato é que este foi um excelente começo de jogos olímpicos para o judô. Como deveria ser.