As Olímpiadas de Londres 2012 podem ter terminado, mas isso não significa que o Judô Brasileiro não vai trazer mais medalhas de Londres este ano. À partir do dia 29 de Agosto começam os Jogos Paralímpicos de Londres – 2012. Assim como no Judô Olímpico, o time de Judô paraolímpico brasileiro é extremamente forte. Este ano o Brasil irá competir com dez atletas no total.Você pode acompanhar tudo sobre o Brasil nos jogos paraolímpicos através do site do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Antônio Tenório, atleta que luta na categoria B1 e até 100kg

Antônio Tenório, atleta que luta na categoria B1 e até 100kg

A competição de Judô na Paraolimpíadas de Londres em 2012 é dividida não somente pelas categorias de peso, mas também pela extensão da deficiência do atleta. Vale lembrar que o judô paralímpico é reservado apenas para deficientes visuais. São três categorias:

  • Categoria B1 – Para atletas com deficiência visual total;
  • Categoria B2 – Para atletas que conseguem distinguir vultos;
  • Categoria B3 – Para atletas que conseguem distinguir imagens;

Um dos atletas mais fortes do time brasileiro é o judoca Antônio Tenório, que luta na categoria B1. Ele já participou de quatro jogos paraolímpicos de judô e em todos conquistou a medalha de ouro. Este ano luta pela sua quinta medalha de ouro. Nos jogos paralímpicos de Pequim, em 2008, o judô trouxe para o Brasil 1 medalha de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.

A história do judoca Antônio Tenório se tornou um documentário, chamado “B1 – Tenório em Pequim“. Confira abaixo o trailler deste documentário e conheça um pouco mais esse campeão do Judô Brasileiro:

Seleção Brasileira de Judô – Paraolimpíadas de Londres – 2012

O Brasil levará dez atletas no total para disputarem os jogos paraolímpicos de Londres no Judô. Confira abaixo a lista dos atletas que lutarão pela medalha de ouro no Judô e conheça um pouco mais sobre alguns deles: