Filme "Cinturão Vermelho"

Filme "Cinturão Vermelho"

“Cinturão Vermelho” (RedBelt) é um filme dirigido pelo diretor David Mamet e que, lançado em 2008, tem tido críticas das mais diversas. Muitos adoram o filme, pela lição de moral e valores que a história tenta passar, enquanto outros acham o filme muito ruim pelo fato de certas cenas não serem fieis à realidade.

Um ponto importante é: o filme não é um filme de luta, não é um filme de ação. É um drama. Então, não vale a pena assistir o filme pensando em ver lutas de jiu-jitsu e de MMA.O filme conta com a participação de diversos brasileiros como Alice Braga e Rodrigo Santoro, além do professor de Jiu-Jitsu John Machado e do atleta de MMA Randy Couture.

Alice Braga em cena do filme "Cinturão Vermelho"

Alice Braga em cena do filme "Cinturão Vermelho"

O filme conta a história do professor de jiu-jitsu chamado Mike Terry (Chiwetel Ejiofor), que é casado com a brasileira Sondra Terry (Alice Braga). Mike vive de uma academia de Jiu-jitsu, e ensina aos alunos que toda situação ruim sempre tem uma saída. Ele é o tipo de professor que acredita nos valores marciais, sendo que por conta disso, é contra competições, pois acredita que enfraquece o espirito do lutador. Sua esposa possui dois irmãos, o Bruno Silva (Rodrigo Santoro) e Ricardo Silva (John Machado), que são envolvidos em competições de MMA.

Por conta de uma série de acontecimentos, Mike se vê envolvido em uma situação aparentemente sem saída, que faz com que ele seja arrastado de volta aos ringues, mesmo contra sua vontade.

John Machado em cena do filme "Cinturão Vermelho"

John Machado em cena do filme "Cinturão Vermelho"

Segundo o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, o filme que foi um “[f]racasso nos EUA (para um orçamento de cerca de sete milhões, rendeu pouco mais do que dois milhões), o filme não traz a marca de Mamet, famoso pela violência e o uso excessivo de palavrões. Parece até um anti filme de luta, preocupado mais com a ética do embate do que com a coreografia”.

De fato o filme parece um anti-filme de luta, e possui algumas cenas que não são reais (como a grande maioria das ficções). Mas vale a pena se perguntar se o que vale a pena no filme é toda a trama que serve para contar a história ou a própria moral da história em sí?

Se a resposta for a moral da história em sí, então pode-se dizer que o filme é bom e vale a pena ser visto.

Assita abaixo ao trailler do filme:

Você já assistiu? O que achou do filme? Comente!