Existem muitas formas diferentes de se praticar as técnicas de Judô para chegar a perfeição. O Uchikomi é um treino de repetição e aperfeiçoamento técnico, onde se simula o golpe até o momento em que ele é propriamente executado. É extremamente importante praticar uchikomi em todas as formas, visto que o Judô é uma atividade que exige a aquisição e o desenvolvimento de habilidades, e praticar uma habilidade de forma isolada não implica na melhoria das habilidades do judoca. Em outras palavras, saber executar com excelência o uchikomi estático do seoi-nage não implica que se adquiriu a habilidade de se executar um seoi em realidade. Por isso, o mínimo que se deve fazer é buscar a prática de todas as formas de uchikomi. O texto abaixo é uma tradução do post Different forms of Uchikomi and why you should do them all:

Tipos de Uchikomi

Tipos de Uchikomi

Há muitos tipos diferentes de prática uchikomi que você pode executar em um treinamento de judô . O tipo de uchikomi você fizer vai depender de quais são seus objetivos. Abaixo está uma descrição detalhada de cada forma de uchikomi e a razão pela qual você deve executar essa forma em particular.

Uchikomi estático:

Uchikomi estático é a forma mais popular de uchikomi . Uma pessoa faz um determinado quantidade de uchikomi enquanto seu parceiro fica no lugar sem oferecer resistência. Ao fazer uchikomi estático , é fácil cair na armadilha de não concluir a técnica corretamente. Certifique-se de que você se concentra em puxar o seu adversário para fora do seu centro de equilíbrio, puxando a mão da manga e ficando baixo, flexionando os joelhos. Lembre-se de manter sempre as costas retas e nunca quebrar sua postura.

Uchikomi em movimento:

Uchikomi em movimento é uma das minhas maneiras favoritas para exercitar a técnica . O uchikomi em movimento envolve uma pessoa se movendo em todas as direções a realização de uma certa quantidade de uchikomi. Eu gosto de uchikomi em movimento mais do que estático porque durante o randori é extremamente raro ter o seu adversário em uma posição parada e em pé. Ao fazer o uchikomi em movimento é importante manter o equilíbrio e exercitar combinações opostas ao ataques direto. Combinações como ko-uchi-gari para Uchimata e ouchi-gari para ippon-seoi-nage são combinações de judô bastante populares.

Uchikomi acelerado:

Ronda Rousey - Uchikomi

Ronda Rousey – Uchikomi

Uma das melhores maneiras de desenvolver velocidade é realizar uchikomi acelerado em posição estática ou em movimento. É importante lembrar que você quer acelerar sua entrada, ao invés da saída. Isto porque, em competição, depois de ter entrado para uma técnica, você nunca deve sair até obter uma pontuação. Se você tentar sair de uma projeção você corre o risco de ser contra-atacado. Já vi centenas de judocas entrarem e sairem de uma técnica com velocidade, a fim de manter-se com a contagem , mas ao fazer isso, eles sacrificam completar a técnica adequada, resultando em atletas com maus hábitos de execução.

Uchikomi de Potência:

Esta é uma forma muito avançada de uchikomi feita pelo famoso campeão olímpico Jeon. Uchikomi de potência requer três pessoas, a fim de fazer o trabalho de execução. Para o uchikomi de potência você deve executar uma repetição rápida de uma técnica, enquanto alguém segura o uke no chão, impedindo-o de ser jogado. Ao fazer o uchikomi de potência, segure cada repetição por cinco segundos. Os problemas mais comuns com o uchikomi de potência incluem sacrificar técnica, bem como não utilizar a força  completamente com cem por cento de esforço.

Uchikomi em sombra:

Uchikomi em sombra é a forma mais simples de uchikomi, já que você não precisa de um parceiro. Se você não pode ir treinar, tente fazer algum uchikomi em sombra em casa. Basta fechar os olhos e visualize executando as técnicas. Uchikomi em sombra é ótimo para judoca que estão machucados ou para iniciantes que procuram melhorar o seu trabalho a pé.

Uchikomi com elástico:

Uchikomi com elástico é ótimo para o judoca avançado. Basta enrolar um pedaço de elástico em torno de um poste ou moldura da porta e começar a executar o uchikomi . As duas extremidades do elástico representam lapela e manga dos seus adversários. Os erros mais comuns dos que utilizam o elástico incluem postura de ruptura, ficando sem equilíbrio e jogo de perna incorreto.

Há muitos tipos diferentes de uchikomi e é importante que você conclua todas as formas, já que cada uma delas tem aspectos positivos e negativos. Não importa que tipo de treinamento que você está fazendo, você nunca deve sacrificar a sua técnica de judô. Lembre-se de dobrar os joelhos , mantenha as costas retas e puxe o braço da manga constantemente.

Abaixo temos um ótimo exemplo de como executar o Uchikomi corretamente. Tome nota da mão da manga puxando alta e o que os adversários estão fazendo com seus dedos do pé quando fora de equilíbrio: