Por que você está indo treinar hoje? Qual resultado pretende alcançar com o treino de hoje? O que pretende fazer para alcançar este resultado hoje?

Todos nós que praticamos artes marciais, esportes, seja como um hobby, seja para competições, investimos muito de nossa vida. Investimos tempo, esforço, dinheiro. As vezes deixamos de ficar dormindo numa manhã fria só para acordar as 6 da manhã para irmos treinar. Ou deixamos de cair na cama depois de um dia cansativo de trabalho só para irmos para o treino ao final do dia. É um investimento diário que dura anos. Sabemos que um dos princípios do judô é o Seiryoku Zenyo – o melhor uso da energia em busca da máxima eficiência. E a pergunta é: você está buscando a máxima eficiência neste investimento diário de treino?

Qual o seu objetivo para o treino de hoje?

Qual o seu objetivo para o treino de hoje?

Para saber a resposta, se pergunte: Qual o seu objetivo treinando judô/jiu-jitsu? É se tornar um faixa preta? É perder uns quilinhos? É ter uma melhor saúde? Seu objetivo é efetivo? É realista? É mensurável? Imagina o aluno que tem um ano de treino, e a resposta dele é: “meu objetivo é ser um faixa preta!”. Certo, é um objetivo louvável, aliás, da grande maioria das pessoas. Mas o que irá fazer para ser um faixa preta? “Ir a academia por alguns anos, treinar e me tornar faixa preta!”. Hum… Antes de ser faixa preta é preciso ser faixa marrom, certo? E antes disso, é preciso ser faixa roxa. E antes disso, também é preciso ser faixa azul. E antes disso, é preciso ser faixa branca! Portanto, aplicar o melhor uso da energia em busca da máxima eficiência tanto no treino como no dia a dia exige entender os detalhes do seu objetivo, entender o caminho a ser percorrido e de preferência, ser capaz de entender como cada etapa está sendo vencida. É preciso traçar metas!

No mundo corporativo, existe uma ferramenta para traçar metas chamada SMART, palavra que em inglês quer dizer “inteligente”, “esperto”. E cada letra da palavra SMART possui um significado importante:

  • SMART - Traçando objetivos de forma inteligente

    S – Specific – Específico – Sua meta deve ser específica. Se seu objetivo é perder peso, então a pergunta é: quanto peso deseja perder esta semana? E neste mês? Qual é a próxima faixa a se conquistar? Qual categoria de peso irá lutar na próxima competição? Metas específicas devem direcionar o dia a dia do treino. Para que vai ao treino hoje? Qual meta está trabalhando no treino de hoje? Uma combinação? Melhorar uma raspagem? Ter um preparo físico melhor do que tinha ontem?

  • M – Measurable – Mensuráveis – Metas mensuráveis são excelentes, pois podemos traçar o avanço que tivemos hoje ao final do treino. Posso saber o que aprendi no treino de hoje que me torna mais próximo de conquistar a minha meta. Podemos medir o progresso e quanto mais devemos investir até alcançar as nossas metas.
  • A – Attainable – Alcançaveis – As metas devem ser realistas e alcançaveis. Sim, quero ser um faixa preta, mas é possível ser um faixa preta com três meses de treino? É possível ser um campeão brasileiro competindo uma vez por ano? Muitas pessoas se frustram porque traçam metas e objetivos que não são realistas, não são específicas, não são mensuráveis. Muitas pessoas entram em dietas querendo perder 20 quilos mas não medem o que precisam fazer diariamente, quanto querem perder por dia, quanto perderam naquele dia e por qual razão, etc. É como uma piada clássica da pessoa que encontra a lâmpada mágica e pede ao gênio: “Quero perder cinco quilos!”. E o gênio lhe corta as pernas. É preciso ser especifico e realista.
  • R – Relevant – Relevante – É importante traçar metas que são relevantes para sua vida. Conquistar um estilo de vida com saúde mental e física é relevante. Possuir um estilo de vida saudável é relevante. Melhorar o preparo físico é relevante.
  • T – Time bound – Com tempo definido – É importante traçar alguns prazos para suas metas. Sabemos por exemplo, que não é possível chegar na faixa preta em três meses, nem mesmo em um ano. Mas quanto tempo é preciso em média para sair da sua faixa atual? 6 meses? 1 ano? E você estará preparado então até lá? O que fará diariamente para estar preparado para conquistar a próxima faixa? O que precisa aprender? O que precisa melhorar?

A metodologia SMART encaixa-se perfeitamente com a filosofia do Seiryoku Zenyo. Um grande exemplo é justamente o colega de escola de Jigoro Kano que o inspirou para criar este princípio do Judô. Muitas vezes definimos prasos para nossas metas e por alguma razão não atingimos aquela meta, mesmo com todo o esforço. Isso significa que falhamos? Claro que não! Jigoro Kano já disse certa vez:

Sempre há perdas e ganhos nos negócios, mas, se você sofre uma perda, não importa o quanto se irrite com isso, o problema não desaparecerá. Por outro lado, se você parar de lutar assim que obtiver algum lucro, logo perderá tudo. Portanto, se você sofre uma perda ou obtém um ganho, não há alternativa além de se manter no seu curso…” (Jigoro Kano)

Ou como diz a história clássica do Thomas Edson: ao ser perguntado porque não desistiu após falhar 10 mil vezes ao tentar criar sua invenção ele respondeu: “Eu não falhei 10 mil vezes. Eu encontrei 10 mil soluções que não davam certo.”

Leia também: