No mês passado, o CTJ recebeu a visita de dois profissionais que trabalham com Hipnose e PNL, Miguel Augusto e Marcelo Peixoto. Eles deram, ao final da aula de Jiu-Jitsu, uma palestra sobre o que é Hipnose, sobre a hipnose aplicada ao esporte e como ela pode ser aplicada a lutas como o Judô e o Jiu-Jitsu.

Teste de Sucetibilidade à hipnose, com os praticantes de Jiu-Jitsu

Teste de Sucetibilidade à hipnose, com os praticantes de Jiu-Jitsu

Durante essa palestra, eles também realizaram algumas demonstrações, principalmente para desmistificar a hipnose, mostrando que não é nada sobrenatural, mas sim, o poder da própria mente da pessoa que permite resultados surpreendentes.

Entre as demonstrações realizadas pudemos presenciar a técnica de hipnose da mão colada e também as demonstrações de catalepsia corporal.

Demonstração de como a hipnose pode dar mais força ao atleta

Demonstração de como a hipnose pode dar mais força ao atleta

Algumas pessoas podem achar estranho o uso de hipnose no esporte. Mas é possível reconhecer técnicas de motivação e concentração nas artes marciais que são técnicas antigas e tem muitas semelhanças com a hipnose, assim como os mesmos objetivos. Uma das técnicas que é, de certo modo, uma técnica de hipnose é o Mokuso (leia mais em Mokuso – Contemplação Silenciosa).

São diversas possibilidades de se aplicar a hipnose ao esporte. As possibilidades mais comuns são:

  • Melhorar concentração;
  • Melhorar o desempenho físico;
  • Mentalizar e internalizar com mais facilidade as técnicas aprendidas;
  • Controlar emoções negativas;
  • Aumentar a motivação;
Miguel e Marcelo com o Sensei Tiago Jacaré e os alunos de Jiu-Jitsu

Miguel e Marcelo com o Sensei Tiago Jacaré e os alunos de Jiu-Jitsu

Foi uma visita muito interessante e as demonstrações deram o que falar no final da aula. Muitas pessoas céticas em relação ao poder da hipnose sairam surpresas de como a hipnose realmente é capaz de fornecer bons resultados.

Quem quiser entrar em contato com o Marcelo ou o Miguel, basta enviar um e-mail para migueleomar@hotmail.com ou para marcelopfisio@gmail.com.

Se tiver alguma dúvida ou curiosidade sobre o assunto, então comente abaixo. E se quiser saber mais sobre como treinar Judô ou Jiu-Jitsu em Salvador, confira nossa grade de locais e horários!