? Benefício do Judô para o Cérebro | Centro de Treinamento de Judo Jacaré - CTJ

Benefício do Judô para o Cérebro

Categorias: Artigos , Judô 6 comentário(s)

Que qualquer atividade física é benéfica para o corpo humano todos sabem. E que o judô desenvolve diversas características positivas para o praticante, desde o judô infantil até o judô adulto, também parece ser senso comum, apesar de que, muitas vezes, os adultos (e por incrível que pareça, este receio existe apenas nos adultos) acreditam que as quedas machucam muito mais do que a saúde que o judô proporciona. Isso é um mito, que deve ser esquecido (leia aqui sobre como o Judô diminui o risco de fraturas em idosos).

O interessante é que o Judô vai além dos benefícios básicos, como melhor circulação sanguínea, alongamento, resistência física, reflexos mais rápidos entre outras coisas. Uma pesquisa de 2007 comprovou que o Judô aumenta a massa cinzenta do praticante, proporcionando diversos benefícios pro corpo em geral, principalmente relacionados à memória, localização espacial e inteligência lógico-matemática.

A pesquisa realiazada pelo prof. Wantuir Jacini monitorou indivíduos sedentários, judocas e corredores de longa distância. Segundo o prof. Wantuir, “só notamos alterações positivas na massa cinzenta dos que praticavam exercícios […] e o mais impressionante foi que as mudanças no grupo dos lutadores de judô não foram as mesmas observadas na turma dos que correm”.

As áreas cerebrais com maior desenvolvimento nos judocas foram principalmente as áreas motoras e as áreas associativas, que envolvem concentração e memória. Ou seja, como a atividade ideal para crianças, o Judô proporciona uma formação neurofisiológica que permite com que a criança cresca com maior capacidade de concentração, memorização e um maior autoconhecimento físico-corporal. E sem dúvida, para adultos, as vantagens não desaparecem, proporcionando o mesmo desenvolvimento e benefícios no trabalho, nos estudos e proporcionando uma mente mais sadia em uma sociedade cheia de stress.

A conclusão não pode ser outra: Pais inteligentes, família inteira judoca.

Assista abaixo ao vídeo de uma reportagem sobre este estudo. E que tal começar a treinar nesta semana?

Gostou? Compartilhe!

Escrito por CTJ 6 comentário(s)
Tags : , , ,

6 Comentário(s)


Comentários
#1 Adrielle :

O site é muito bom! Me ajudou bastante com os trabalhos da escola e ,principalmente, me fez conhecer uma arte que por mim, não era tanto bem vista como é agora. Parabéns a todos judocas, espero me tornar um dia uma.

#2 yasmi thorpe :

Gostei da matéria , me ajudou em minha pesquisa . também sou judoca e concordo com tudo que esta escrito , obrigada .

#3 fabiana souza :

Muito interessante!!!!

#4 Miki :

acho que vou me inscrever…só falta a permissão o resto é fichinha!

#5 janicenakamura@yahoo.com.br :

Muito bom!!!

#6 janicenakamura@yahoo.com.br :

Adorei!!

Deixe um comentário

Nome

E-mail

Website

Postagem Anterior
«
Próxima Postagem
»


© 2009 - 2014 Centro de Treinamento de Judo Jacaré – CTJ - Salvador - Bahia - Brasil