Judoca Brasileiro aplicando um Ura Nage

Judoca Brasileiro aplicando um Ura Nage

No Judô, existem várias técnicas de sacrifício (sutemi-waza), que são as técnicasem que aquele que aplica o golpe (tori) precisa sacrificar sua posição de vantagem caindo junto com o oponente (uke). Esta postagem é para falar das técnicas de sacrifício para a frente, conhecidas como Ma-Sutemi-Waza. Neste grupo, temos as seguintes técnicas: Tomoe Nage, Sumi Gaeshi, Ura Nage, Hikikomi Gaeshi e Tawara Gaeshi.

Vamos conhecer um pouco de cada uma destas técnicas e entender como elas são aplicadas, no vídeo à seguir.

  • Tomoe Nage – Significa “arremesso circular”. O tori, ao sacrificar a sua posição, arremessa o uke na sua direção frontal. Esta técnica foi uma das especialidades do Sensei Kashiwazaki. Veja o vídeo do Sensei Kashiwazaki ensinando e aplicando o Tomoe Nage;
  • Sumi Gaeshi – Significa “reversão pelo canto”. Diferentemente do Tomoe Nage, o tori não coloca o pé no abdomem do uke, mas sim, o peito do pé na parte interna da coxa do uke, levantando-o e projetando-o em sua direção frontal.
  • Ura Nage -Significa “arremesso para trás”. Essa provavelmente foi uma técnica importada do Wrestling pelo Sensei Jigoro Kano, assim como o Kata-Guruma. Exige bastante força, e é muito utilizada até hoje também pelos Wrestlers.
  • Hikikomi Gaeshi – Significa “puxada invertida”. Muito semelhante ao Sumi Gaeshi. Alguns dizem que a diferença é que as duas mãos do tori encontram-se no mesmo braço do uke, ou que para ser Hikikomi Gaeshi, é preciso segurar na faixa do uke. Alguns chamam esse golpe de obi-tori-gaeshi, por segurar na faixa. A Kodokan reconhece o obi-tori-gaeshi como Hikikomi Gaeshi.
  • Tawara Gaeshi – Significa “reversão do saco de arroz”. Pelo nome da técnica, podemos imaginar uma pessoa carregando um caminhão com sacos de arroz. A forma como ele pega o saco de arroz e joga para dentro do caminhão é praticamente o mesmo movimento do tawara gaeshi. Excelente técnica para ser usada como contra-ataque, quando o oponente ataca com um morote-gari.

Assista ao vídeo abaixo e veja como cada uma destas técnicas é aplicada, a diferença entre elas e também algumas variações:

Veja também: