O blog Art of Grappling publicou uma excelente analise das técnicas utilizadas pela Ronda Rousey no UFC 168 contra a Meisha Tate. Este post é baseado no post Ufc 168 Rousey – Tate Judo Throw Highlights (Gifs). Lembrando que a Ronda Rousey é discipula do Gene LeBell, ou seja, judo puro. Ao contrário do que muitos pensam, todo o jogo de luta da Ronda é puro judo, como esta análise mostra.

Round 1

0:15 – Sumi Gaeshi (corner reversal)

Ronda usa ua preparação clássica com um uchi-mata falso para posicionar a Tate sobre seu pé esquerdo, e rapidamente senta, envolve a perna com seu pé, rola e projeta a Tate.

0:56 kuchiki taoishi (projeção de uma mão/single leg)

Rousey se antecipa a perna esquerda da Tate e agarra por trás do joelho para a projeção.

1:25 Kosoto gake – (pequeno gancho por fora)

Tate aplica um excelente gancho por fora, o kosoto gake, com uma pegada de morote gari (double leg).

3:17 uchi mata – (projeção pela parte interna da coxa)

Tate tenta novamente um kosoto gake, mas desta vez recebe um contra-ataque com um uchi-mata. Rousey usa o momento exato da Tate e da posição dela, vira em direção à técnica da Tate, a levanda e projeta no solo.

4:00 -uchi mata – (projeção pela parte interna da coxa)

Tate tenta pela terceira vez o kosoto gake. A pegada e a postura dela estão altas o que permite a Rousey utilizar o uchi-mata novamente com facilidade.

 

Round 2

0:08 – ko uchi gari – (pequena varrida por dentro)

Rousey entra no clinch com sua pegada usual de controlar o pescoço (pegada do koshi-guruma). Aplica um falso uchi-mata para provocar a reação da Tate facilitando o desequilibrio ao descer a perna do uchi-mata realizando o kouchi-gari.

0:31 – harai goshi (varrida com o quadril)

Tate tenta novamente uma projeção e é contra-atacada com um harai-goshi massivo. Novamente, Rousey usa o timing perfeito contra Tate, elevando-a e virando-a de costas para o solo.

Nota: Observe a pegada da Rousey. Sua mão direita está segurando o ombro esquerdo da Tate mas sua mão esquerda está simplesmente nas costas da Tate.

Harai-Goshi em slow motion. Rousey salta com sua perna direita no último instante para poder cair sobre a Tate com maior impacto.

1:00 kuchiki taoishi (projeção de uma mão/single leg)

Ronda aplica um jab esquerdo e combina com o kuchiki taoishi (single leg), mas não consegue projetar a Tate, que tenta contra atacar com um uchimata, bloqueado pela Ronda colocando peso no quadril.

2:25 uki goshi – (flutuar com o quadril)

Ronda permite que Tate se afaste da grade para usar o timing ta força da Tate, caminhando para frente, para aplicar um excelente uki-goshi. Ronda se encontra no solo com uma excelente posição de imobilização, o kuzure-kesa-gatame.

 

Round 3

0:38 – sumi gaeshi (inversão pelo canto)

Uma segunda tentativa de aplicar o sumi-gaeshi, novamente com um uchi-mata de entrada para desequilibrar a Tate. Tate consegue controlar e estabilizar, ficando sobre a Ronda, mas a Ronda consegue fugir com o quadril e iniciar o juji-gatame que finalizará a luta.

Ronda não consegue colocar sua perna direita sobre a cabeça da Tate, mas ela trava suas pernas juntas e com força permitindo assim controlar e aplicar a chave de braço.

Rousey quebra da defesa da Tate. Ela mostra uma técnica perfeita mantendo o braço sobre seu torax e levantando o quadril para pressionar a articulação.