Posições: Montada, Meia-Guarda e Guarda - BJJ e Judô

Posições: Montada, Meia-Guarda e Guarda - BJJ e Judô

No vídeo abaixo você verá duas passagens de meia-guarda muito usadas pelo Roger Gracie. Para os que ainda não se acostumaram com a terminologia do Jiu-Jitsu, a meia-guarda (niju garami) é o nome de uma posição no Jiu-Jitsu. Além da meia-guarda, temos outras posições, como a guarda (do osae) e a montada (tate shiho gatame). Quando o atleta encontra-se na posição de guarda, significa que ele está por baixo e o seu adversário encontra-se “preso” entre as suas duas pernas.

Quando o atleta encontra-se na posição de meia-guarda, significa que ele está por baixo enquanto o adversário encontra-se com uma de suas pernas “presa” entre as duas pernas do atleta. E quando o atleta encontra-se na posição de montada, significa que ele está por cima do adversário, com cada uma de suas pernas ao lado do corpo do adversário.

Veja cada uma das posições na imagem ao lado – clique para ampliar.

Veja no vídeo abaixo duas técnicas de passagem a partir da meia guarda. Isso significa que o atleta que se encontra por cima, na meia guarda do adversário sairá da posição de meia-guarda para passar para outra posição como a montada, por exemplo. Na posição de montada torna-se mais fácil partir para a finalização, aplicando um triângulo na montada (sankaku-jime), por exemplo. Se quando você estiver lutando, você estiver por baixo e o adversário na montada, então é preciso aprender técnicas para escapar da montada.

Assista ao vídeo e pratique em seu dojo:

Veja também: Movimentação a partir da meia-guarda – Sensei Katsuhiko Kashiwazaki