Neste primeiro fim de semana do mês de dezembro – 2013 – ocorreu mais um exame de faixa preta pela Federação Baiana de Judô – FEBAJU. Um dos alunos do CTJ, Eugênio Simões, foi contemplado com uma faixa preta após o exame, se tornando o mais novo Yudansha (Yudansha é o termo em japonês para qualquer um que possua algum grau de dan, ou seja, um atleta graduado) do CTJ.

Eugênio, agora yudansha do CTJ

Eugênio, agora yudansha do CTJ

Para todos os amigos da família CTJ, a vitória de Eugênio não é apenas uma simples vitória: a história de dedicação e superação em sua vida, desde que começou a praticar Judô com o Sensei Tiago Jacaré, é uma história muito bonita. Eugênio é um exemplo para todos os membros do CTJ, pela sua postura, pela sua dedicação, pela sua garra. E quando estava preparado para fazer o exame da faixa preta a poucos anos, sofreu uma lesão no ombro, tendo que parar para fazer cirurgia e ficar fora do treino por muitos meses. Mas novamente mostrando ser exemplo, sempre esteve presente nas aulas, voltando pouco a pouco, superando a dor, até estar novamente pronto para a sua conquista.

Agora, Eugênio é um Shodansha. Isso significa que ele é agora o portador de um Shodan. Shodan significa “primeiro grau” ou “passos iniciais”. A faixa preta, no Judô, é apenas o primeiro passo, e não o fim. É o passo que mostra que o shodansha está preparado para uma caminhada longa de aperfeiçoamento constante, não só tecnicamente, pois o Judô não é uma arte marcial, mas um sistema de conhecimentos para se aplicar em todos os aspectos da vida. O caminho trilhado para se chegar ao primeiro passo é um caminho de dedicação, de respeito pelos colegas, de motivação, de superação, um caminho onde foi preciso cair várias vezes mas sempre levantando para continuar, um caminho de humildade. Todos estes aspectos agora encontram-se com o Shodansha Eugênio pois o caminho trilhado por ele envolveu todos estes aspectos e outros relacionados a sua história de vida. E com certeza ele levará para sempre em sua vida, principalmente após esse passo inicial (shodan), motivando a todos os amigos e colegas à sua volta.

Parabéns Eugênio!!! Que seu novo caminho seja com muito mais vitórias e conquistas!

Parábola da Faixa Preta (autor desconhecido)

Eugênio e o Sensei Tiago Jacaré

Eugênio e o Sensei Tiago Jacaré

Imagine um lutador de artes marciais ajoelhado na frente do mestre sensei, numa cerimônia para receber a faixa preta obtida com muito suor.
Depois de anos de treinamento incansável, o aluno finalmente chegou ao auge no êxito da disciplina.
– “Antes que eu lhe dê a faixa você tem que passar por outro teste” , diz o sensei.
– “Eu estou pronto”, responde o aluno, talvez esperando pelo último assalto da luta.
– “Você tem que responder à pergunta essencial: qual é o verdadeiro significado da faixa preta?”
– “O fim da minha jornada”, responde o aluno, “uma recompensa merecida pelo meu bom trabalho”.

O sensei espera mais. É óbvio que ainda não está satisfeito. Por fim, o sensei fala:
– “Você ainda não está pronto para a faixa preta. Volte daqui a um ano.”

Um ano depois, o aluno se ajoelha novamente na frente do sensei.
– “Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?”, pergunta o sensei.
– “Ela significa a excelência e o nível mais alto que se pode atingir em nossa arte.” responde o aluno.

O sensei não diz nada durante vários minutos, esperando. É óbvio que ainda não está satisfeito. Por fim ele fala:
– ”você ainda não está pronto para a faixa preta. Volte daqui a um ano.”

Um ano depois, o aluno se ajoelha novamente na frente do sensei e mais uma vez o sensei pergunta:
– “qual é o verdadeiro significado da faixa preta?”
– “A faixa preta representa o começo – o início da jornada sem fim de disciplina, trabalho e a busca por um padrão cada vez mais alto.” , responde o aluno.
– “Sim. Agora você está pronto para receber a faixa preta e iniciar o seu trabalho!”