Durante o IV Copa de Judô – CTJ, realizada em dezembro, pude observar o comportamento de mais de 60 crianças durante o evento. É muito interessante notar como um evento como esse, e como uma arte como o judô, aos olhos de algumas pessoas é apenas algo banal, quando na verdade tem um peso muito forte na vida das crianças.

Judô Infanti - Aprendizado com muita diversão

Judô Infanti - Aprendizado com muita diversão

Várias coisas ocorreram durante a competição: algumas crianças ficaram com vergonha de lutar, outras perderam e choraram muito, outras apenas se divertiam, perdendo ou vencendo, enfim, diversas situações importantes para as crianças, pois elas estavam sob os olhares de mais de 100 adultos, entre eles seus amigos e familiares.

Um evento como esse é fundamental para que os pais possam aproveitar e ensinar diversas lições valiosas aos seus filhos, reforçando as lições já ensinadas pelo Sensei durante o aprendizado. Uma dessas lições tem relação com o Marshmallow.

Foi realizado nos EUA um estudo com crianças de 4 anos de idade (veja no fim desse artigo, um vídeo mostrando a reação das crianças diante do marshmallow).  Nesse estudo, as crianças ficavam sozinhas em uma sala e o professor deixava elas com um delicioso marshmallow e uma ordem: se, quando voltar, o marshmallow não tiver sido comido, a criança ganharia outro. Se comer o marshmallow durante a ausência do professor, ela não ganharia outro.

Crianças: Não comam o mashmallow ainda!

Crianças: Não comam o mashmallow!

Esse estudo foi reaplicado na Colômbia e obteve o mesmo resultado: Duas em cada três crianças comiam o marshmallow. Um estudo complementar foi realizado 15 anos depois, avaliando a vida das crianças do primeiro estudo. Todas as que não comeram o marshmallow estavam bem de vida, felizes, com rumo definido e notas altas. Já as que comeram o marshmallow, estavam em sua maioria com notas baixas, algumas abandonaram o estudo, estavam infelizes, etc.

Para o pesquisador, esse estudo indicava que “aquela criança já entendia, com quatro anos, o princípio mais importante para o sucesso. A habilidade de postergar a gratificação. Autodisciplina, o fator mais importante para o sucesso. ”

O Judô trabalha, justamente, essa característica com as crianças. Ensina a não comer o mashmallow. Os pais devem estimular seus filhos a não comerem o mashmallow. Em uma competição, ensinar que a derrota de hoje é um aprendizado que o aproxima da vitória de amanhã. Que paciência e disciplina são fatores de sucesso. O que vem rápido vai embora rápido, e isso deve ser reforçado na educação das crianças, em casa, na escola, no dojo.

E esse tipo de aprendizado, quando colocado em prática em eventos como as competições, ficam para a vida inteira.

Veja no link abaixo o vídeo da reação das crianças diante dos marshmallows:

Veja também: