Trecho do capítulo 2 do livro “Energia Mental e Física – Escritos do Fundador do Judô“:

Sensei Jigoro Kano com a delegação olímpica - 1938

Sensei Jigoro Kano com a delegação olímpica - 1938

Mesmo quando o judô – um dos elementos da cultura japonesa – era visto apenas como algo praticado no dojô, ainda assim ele era cultura, embora seu significado fosse um tanto limitado. Se o que eu escrevi nessas páginas é judô, ele é de fato um aspecto único da cultura japonesa. Hoje em dia, a arte, a dança e outros aspectos da cultura japonesa estão aos poucos sendo apresentado no exterior, e um número cada vez maior de pessoas pode aprecia-los, admira-los e estuda-los. Entretanto, eu acredito que nada tem mais popularidade no mundo ou está deixando uma impressão tão forte no mundo quanto o judô. Nem todas as pessoas podem compreender o completo significado do judô, mas algumas conseguem.

Sensei Jigoro Kano aplicando um O-Goshi em um policial

Sensei Jigoro Kano aplicando um O-Goshi em um policial

Eu recebo muitas cartas e algumas delas são de pessoas que perguntam sobre esse significado ou sobre quais livros deveriam ler. Outras querem vir ao Japão e conversar e estudar comigo. Quando a sra. Parkhurst ( Hellen Parkhurst 1887-1973- Educadora americana, fundou a escola Dalton), dirigente do plano Dalton, veio ao Japão, fomos a mesma reunião e passamos a conversar sobre Judô. Quando eu lhe enviei, posteriormente, minhas anotações sobre as palestras que tinha feito na Europa e nos Estados Unidos, recebi uma longa resposta em que ela expressava sua concordância com muitas idéias. Ela escreveu que gostaria de conversar comigo da próxima vez que viesse ao Japão. E, quando veio me visitar, ela me contou que um amigo que um amigo dela concordava com minhas idéias e acreditava que a vida das pessoas deveria ser pautada e aprimorada com base nos princípios do judô que eu tinha delineado. Ela disse que seu amigo gostaria de me encontrar e discutir essas idéias. Muitas pessoas assim nunca vieram ao Japão. Isso demonstra claramente que enquanto as técnicas do Judô estão se espalhando pelo mundo, o espírito e significado dessa arte também estão sendo aos poucos conhecidos.

Judô Olímpico

Judô Olímpico

Eu vi sinais disso ao ir a Europa e aos Estado Unidos para tentar trazer os Jogos Olímpicos para o Japão. Eu consegui cumprir meu objetivo e, enquanto estava em Nova York, pediram-me que preparasse uma mensagem para ser divulgada nos estados Unidos, no Canadá e no México (eu pronunciei a mesma mensagem em Los Angeles). Durante minha conversa com o diretor da estação de rádio, falamos sobre o judô. Eu mostrei a ele minhas anotações sobre a palestras na Europa e nos Estados unidos, e ele levou para a acasa e as leu.. no dia seguinte, ele disse que, antes, sua intenção era que eu falasse sobre os Jogos Olímpicos, mas decidiu que no ligar disso preferia que eu usasse o material da palestra.

Como a minha intenção era falar sobre as Olimpíadas, eu não pretendia usar o material das palestras. No entanto, como ele insistiu, eu falei sobre os dois assuntos; primeiro sobre o judô e depois sobre as Olimpíadas. Isso mostrou que minha intenção sobre os aspectos mentais do judô era apreciado pelos americanos. Naturalmente, não teria pedido que eu discutisse sobre isso na entrevista se o assunto não tivesse sido bem recebido pelos ouvintes. Ocorreram circunstâncias parecidas quando eu estive na Europa, e acredito que no futuro, o espírito do Judô será profundamente estudado e seus princípios serão implementados.

No passado, as técnicas do Judô estavam estavam voltadas para as artes marciais. O Judô Kodokan de hoje incorpora tanto as artes marciais como a educação física. Naturalmente, o seu papel complementar no avanço na educação física pode levar pessoas a pensar que o Judô, é menos eficiente agora do que foi no passado, quando era praticado exclusivamente como arte marcial, mas esse não é o caso. Justamente porque é praticado tanto como arte marcial quanto como educação física, ele pode exercer seu verdadeiro poder como arte marcial. No antigo ju-jutsu, que era apenas uma arte marcial, se um praticante queria aprender a empurrar , a prática em si seria suficiente. Mas sem um treinamento de muitos anos , mesmo os atemis dos especialistas não seriam completamente suficientes. Entretanto, se a educação física é incorporada, , ou seja, se o judô é também praticado como forma de educação física nacional , é possível atingir um desempenho de alto nível.

Sensei Jigoro Kano ensinando o Uki-Goshi

Sensei Jigoro Kano ensinando o Uki-Goshi

Digamos, por exemplo, que alguém aponte uma espada para você. Qualquer hesitação de sua parte fará com que seja ferido ou morto. Você precisa reagir de maneira automática, instintiva, exatamente como piscaria instintivamente se uma mosca se aproximasse de seus olhos. Você deve evitar o ataque no mesmo instante. Para tanto, precisa praticar isso como uma educação física e treinar regularmente para preparar seu corpo, ao mesmo tempo que treina artes marciais. Os companheiros do comandante Hirose ( Takeo Hirose- 1868-1904- herói naval da guerra russo-japonesa.) sempre diziam que, quando desembarcavam, se houvesse tempo suficiente para ir a um restaurante e tomar uma bebida, Hirose ia a um dojo para praticar judô. Com o tempo, isso influenciou a todos. Eu acredito que esse tipo de forma benéfica é a razão pela qual Hirouse se tornou uma lenda. É quase impossível estudar tudo sobre os seres humanos em geral em um curto período. Então, assim como é necessário estudar vários assuntos durante a vida, também é necessário que nos tornemos uma pessoa que pode, aperfeiçoar-se, fazer uma análise de qualquer assunto, mesmo não sabendo nada a respeito, isso é Judô.

Em 1882, quando comecei a usar o termo “Judô”, ele não significava “Ceder primeiro para vencer depois”. Na verdade, ele queria dizer que, independentimente do objetivo, para conseguir o que queremos, precisamos investir nossa energias mental e física para trabalhar na maneira mais eficiente. Ou seja, isso representava seiryoku zenyo. Quando esse princípio é aplicado às artes marciais, ele se manifesta por meio dos vários kata e do randori do Judô, tanto quanto do gekiken ou do kendô, em que se pratica ataque com espadas de bambu. Em resumo, todo treinamento das artes marciais envolve a aplicação desse princípio para a defesa contra ataques.

O Judô teve início com o estudo de artes marciais e aos poucos foi se tornando claro que ele podia ser aplicado à educação física, ao treinamento intelectual, à educação moral, à interação social, à administração e à vida diária. No entanto, algumas pessoas acreditam que o Judô signifique apenas praticar no dojo,ou seja, uma arte marcial cujo os princípios podem ser usados na defesa contra ataques. Mesmo que esa seja, , de fato, um aspecto do judô, é apenas uma pequena parte dele. No Judô, seja qual for a situação, você deve imaginar a melhor meta e usar sua energia mental e física da maneira mais eficiente para atingir essa meta – em resumo, o Judô hoje em dia é seiryoku zenyo.

Por essa razão, o Judô não é apenas uma arte marcial, mas sim um princípio básico do comportamento humano. A aplicação desse princípio na defesa contra ataques ou como educação física em randori no dojo é apenas um aspecto do Judô-é errado acreditar que o Judô termine no dojo.

Até agora eu expliquei como o Judô surgiu e o que ele é. Comentei o fato de o judô não ser o que muitas pessoas imaginam que ele seja, isso é, o Judô é mais que uma luta praticada no dojo O significado básico do judô é muito diferente; é universal e profundo.

Por: Jigoro Kano