Muitas pessoas acreditam que o Judô é uma luta que possui apenas golpes de projeção. Essa falsa crença é alimentada pelo conhecimento popular do Judô esportivo, do Judô olímpico e mesmo as vezes disseminado por praticantes que pouco conhecem o Judô.

Ne-waza do Judô

Ne-waza do Judô

A verdade é que o Judô possui, além de golpes de projeção, técnicas de defesa pessoal (goshin jutsu), tecnicas de chute e soco (atemi-waza) e um vasto número de técnicas de chão (ne-waza).

Como visto no texto A História do Jiu-Jitsu – Parte 2, as principais técnicas de luta no solo (ne-waza) foram introduzidas no Judô em 1890, quando um mestre da escola Fusen-Ryu desafiou os alunos da Kodokan e venceu praticamente todos os desafios. Jigoro Kano o chamou para compor a Kodokan, tendo assim absorvido as técnicas de solo de uma escola especialista nessa área.

Em 1914, Jigoro Kano realizou um torneio entre universidades e escolas do Japão, tendo como principal entidade organizadora a Universidade de Kyoto. Esse torneio ficou conhecido como Kosen Takai (Competição Interescolar). As regras dessa competição eram bastante simples: existia apenas o Ippon (a vitória) pelo golpe perfeito, imobilização ou submissão, e o empate. Essa regra ficou conhecida como a Regra Kosen.

Entrada para o Sankaku-Garame (Omoplata)

Entrada para o Sankaku-Garame (Omoplata)

Em torno de 1925, a fim de modificar os rumos do Judô, pois Jigoro Kano percebeu que estava ocorrendo um certo abandono das técnicas de projeção, a Kodokan modificou as regras competitivas, dando ênfase de 70% para o Tachi-Waza (técnicas em pé) e 30% para o ne-waza (técnicas no solo). É interessante lembrar que quando essas mudanças no Judô ocorreram, os Gracies já tinha aprendido o Kodokan Judô com Maeda, no Brasil.

Ao discutir as mudanças de regra com a Universidade de Kyoto, não houve acordo. Assim, as competições Kosen continuaram com a sua regra original, seguindo até os dias de hoje, enquanto que outras competições de Judô seguiram com as novas regras. Nos vídeos antigos que documentam os treinos de Kosen Judô é possível ver as técnicas que até hoje são utilizadas em lutas de solo. Assista do documentário abaixo, com Kimura demonstrando o Kosen Judô.

Algumas pessoas chamam hoje o Kosen Judô de um estilo de Judô nascido do treino para as competições Kosen. Conhecendo a história, parece ser inadequado chamar o Kosen Judô de um estilo de Judô. O que há é o mesmo Judô sendo treinado com o mesmo conjunto de técnicas existentes, porém dando uma ênfase maior nas técnicas de ne-waza. No Japão, várias escolas até hoje mantém esse foco no Judô, e ainda existem competições que seguem as regras Kosen. Talvez seja possível chamar o Kosen de um estilo de Judô, mas não como um estilo diferente, mas apenas um estilo que dá enfase diferente nas mesmas técnicas existentes.

Veja abaixo algumas competições recentes de Judô, seguindo as regras Kosen:

Várias outras lutas nessa regra, no canal KyodaiJudo.

Veja também um vídeo demonstrativo ensinando o Sankaku Garame, conhecido no BJJ como Omoplata.