Este artigo é uma continuação do artigo O que é o Jiu-Jitsu – Parte 1.

Na primeira parte deste artigo, vimos que o termo “jujutso” não é o nome de uma arte marcial, mas sim, um nome genérico para praticamente todas as artes marciais japonesas antigas, e que em português, este termo é pronunciado como “jiu-jitsu“.

Até em torno de 1870, haviam no japão mais de 100 escolas (ryu’s) de jujutso’s diferentes. E foi neste período que começou a decadência das artes marciais japonesas, pois foi em 1864 que o comandante americano Matthew Perry conseguiu fazer com que os japoneses abrissem suas portas ao mundo.

O filme "O último Samurai" retrata o período da Era Meiji e o declínio as lutas tradicionais japonesas.

O filme "O último Samurai" retrata o período da Era Meiji e o declínio as lutas tradicionais japonesas.

Esse período é bem relatado no filme “O último Samurai“, estrelado pelo ator Tom Cruise. Foi o início da Era Meiji, , a renascença japonesa, promovida pelo imperador Matsuhito Meiji. Nessa época de renascimento japones, a cultura ocidental invadiu o país, fazendo com que as tradições fossem deixadas de lado. Os antigos mestres de jujutso e samurais foram perdendo suas posições. As forças armadas foram sendo construídas a partir dos modelos ocidentais de exercíto.

Nesse período, não havia mais sentido algum preparar pessoas para o treinamento com espadas, arcos e flecha, tonfas e outras armas. E em 1871 foi assinada uma ordem proibindo os samurais de usar espadas. O declínio dos jujutsos acelerou. Alguns mestres de jujutso tentaram ainda sobreviver abrindo dojos para ensinar as artes japonesas tradicionais, mas o ensino já era realizado sem método pedagógico e indiscriminadamente, gerando uma má fama a algumas escolas de jujutso.

Foi mais ou menos neste período que um jovem japonês chamado Jigoro Kano, filho de Jirosaku Mareshiba Kano, alto funcionário da marinha imperial, resolveu estudar jujutso. Por ser de uma família da elite japonesa, teve dificuldade de encontrar mestres, pois o jujutso no japão era visto como esporte de desoculpados, e não como um esporte da elite. Mas aos 16/17 anos de idade, iniciou seus estudos com diversos mestres de jujutso, de escolas diferentes. Muitos de seus mestres faleceram enquanto Jigoro Kano era aluno, sendo ele então o herdeiro dos documentos da escola.

Com 22 anos de idade, 1882, Jigoro Kano cria sua primeira escola de jujusto, denominada Kodokan, que significa “Instituto do Caminho da Fraternidade”. Nos primeiros anos da Kodokan, muitos chamavam a arte marcial lá ensinada de Kano Jujusto. Até esse momento, Jigoro Kano já tinha treinado alguns estilos de jujutso, como o Tenjin Shijyo-Ryu – que tinha em seu curriculum técnicas de atemis (socos e chutes), chaves e estrangulamentos – e o Kito-Ryu, que dava ênfase em técnicas de projeção (nage-waza).

Kodokan, em 1885

Kodokan, em 1885

Por ser uma pessoa extremamente culta, visionária e inteligente, Jigoro Kano resolveu modificar o que aprendeu nos jujutsos antigos, transformando o seu estilo, o Kano Jujutso, em um sistema baseado em um método científico de estudo, e não uma mera arte marcial. Cada detalhe de seu estilo era pensado de forma pedagógica, analítica e racional, e o objetivo não era formar um simples atleta, mas era, a partir de seu método, formar globalmente um cidadão japonês. Jigoro Kano descartou o que considerava inútil na época, e aprimorou as técnicas que considerava úteis.

Treino na Kodokan

Treino na Kodokan

Pela extrema eficiência de sua arte, Jigoro Kano e seus alunos eram constantemente desafiados. Porém, a Kodokan tinha como linha de frente destes desafios antigos mestres de jujutso, que perceberam a eficiência do Kano Jujusto e se juntaram a ele. Por conta disso, poucas vezes atletas da Kodokan perdiam em seus desafios, mas quando isto acontecia, Jigoro Kano convidada o mestre da arte que o vencia para juntar-se a Kodokan e aprimorar o seu estilo de luta.

Um exemplo disso aconteceu em torno de 1890, quando um mestre do estilo Fusen-Ryu, Mataemon Tanabe, apareceu em Tókio para lutar contra os alunos da Kodokan. Tanabe era especialista em ne-waza (luta de chão), e utilizou esta estratégia para vencer os melhores alunos da Kodokan. A cada derrota, os atletas da Kodokan recorriam ao estudo das técnicas do Kito-Ryu, mas a principal escola que dêu suporte para melhorar o ne-waza da Kodokan veio do estilo Takenouchi-ryu. Depois de muito perder, Hajime Isogai, um dos melhores lutadores da Kodokan, conseguiu dominar Tanabe em uma luta que foi declarada empate.

Mataemon Tanabe demonstrando o ne-waza

Mataemon Tanabe demonstrando o ne-waza

Jigoro Kano, ao perceber o poder do estilo Fusen-Ryu, convenceu Tanabe a melhorar e aprimorar o Kano Jujusto.

Foram vários os desafios que a Kodokan realizou, sendo alguns bem sucedidos, outros não. Mas a derrota era para Jigoro Kano apenas uma motivação para aprimorar sua luta, para convidar novos mestres para fazer parte da Kodokan, e para cada vez mais atingir o resultado que tanto desejava.

O Kano Jujutso, que posteriormente ficou conhecido no mundo todo como Judô, foi a arte marcial compilada principalmente por Jigoro Kano a partir de diversas escolas antigas (koryu) de jujutso e a partir de inúmeros desafios realizados. Graças a Jigoro Kano, a Kodokan pode enviar para diversas partes do mundo seus mestres nesta luta, dando origem à lutas modernas diversas, como o Brazilian Jiu-Jituso e o Sambo Russo. O Brazilian Jiu-Jitsu surgiu graças a um mestre de Judô e aluno da Kodokan chamado Mitsuyo Maeda, o Conde Coma, que em sua viagem pelo mundo acabou parando no Brasil e tendo como os Gracies como seus alunos atualmente famosos. Veremos esta história na próxima postagem desta série.

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