Em artes marciais e esportes de luta, como Judô, Jiu-Jitsu, Boxe, MMA e outros, é comum vermos atletas procurando perder peso para o dia da pesagem através da desidratação. Entretanto, estes atletas profissionais possuem um acompanhamento altamente especializado para reduzir ao máximo os danos que esse tipo de desidratação drástica pode causar ao organismo.

Muita gente passa a ter a ilusão de que treinar utilizando roupas de borracha, casacos, etc, ajudam a promover mais suor e assim, levar a um emagrecimento. Entretanto, esse tipo de atitude só faz levar o corpo mais rapidamente a um estado de fadiga devido ao calor e desidratação.

Cuide de seu corpo e obtenha resultados fantásticos

Cuide de seu corpo e obtenha resultados fantásticos

Para manter um corpo sadio e forte durante o treino e durante o dia a dia, é preciso preservar todas as funções orgânicas que exigem uma boa hidratação, como a manutenção da temperatura do corpo, manutenção das articulações lubrificadas, eliminação adequada de toxinas, etc. Para isso, é preciso saber controlar e manter a hidratação adequada.

Segundo a equipe de nutrição da CBJConfederação Brasileira de Judô, alguns estudos mostram que a perda corporal de 1% de água já está relacionada com a redução do desempenho do atleta, pois a desidratação leva o atleta à perda da concentração, distúrbios intestinais, náuseas, redução da disposição, câimbras musculares, fadiga antecipada, taquicardia, e prejuízos na regulação térmica do corpo.

Como manter uma boa hidratação?

Primeiramente, é importante evitar qualquer tipo de bebida alcoólica e com cafeína, pois são bebidas diuréticas. Por isso, é interessante evitar café, guaraná, chá, refrigerante, cerveja e outras bebidas alcoólicas.

Em torno de duas horas antes do treino, procure beber 500ml de líquido – água, suco, bebidas esportivas, para que esteja devidamente hidratado durante o treino e para que o excesso de líquido seja eliminado antes do início da prática. Durante o treino, procure se hidratar aos poucos, sempre que possível. E ao final do treino, procure beber em torno de 500ml para cada 500 gramas perdidas (pese-se antes e depois do treino, se quiser manter uma hidratação precisa).

Se a sua prática de treino envolve treinos que demoram mais de uma hora, procure adicionar também à sua hidratação líquidos que possuam carboidratos, pois o carboidrato combate o estado de fadiga e fornece mais energia para o corpo.

Lembre-se que cada corpo funciona de modo diferente. Essas recomendações são genéricas com base na prática da maioria dos atletas amadores e profissionais, mas caso seu corpo possua uma necessidade diferente, procure um especialista para que ele possa lhe ajudar a manter a saúde e os resultados durante seus treinos.