Pela terceira vez consecutiva, a Federação Internacional de Judô está organizando e promovendo o Dia Mundial do Judô. Como muitos sabem, o judô não é apenas um esporte olímpico, mas um sistema marcial, esportivo e educacional que é baseado em muitos valores morais e conceitos filosóficos que devem ser colocados em prática diariamente pelos seus praticantes e apreciadores.

O que é perseverança para você?

O que é perseverança para você?

O dia 28 de Outubro foi estabelecido como o Dia Mundial do Judô porque é nesta data que comemora-se o aniversário do Sensei e criador do Judô, Jigoro Kano. O site oficial do Dia Mundial do Judô é o www.worldjudoday.com. O tema do primeiro Dia Mundial do Judô (2011) foi Respeito e em 2012 o tema foi Judô para Todos. No ano de 2013, o tema é: Perseverança.

Perseverança e Judô

O tema da perseverança aparece no judô em diversos momentos na pratica do judô e também em um pensamento famoso que guia a alma de todo bom judoca: “Não importa quantas vezes eu seja derrubado, o importante é que eu sempre me levantarei depois”. Já Jigoro Kano dizia: “O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar“, simbolizando que o judoca deve ser perseverante, entender que cada luta é um passo para o aperfeiçoamento. Entender que cada queda não é uma derrota, mas um motivo para levantar-se e aprender ainda mais. E entender que “Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem, esse é o caminho dos verdadeiros judocas” (Jigoro Kano).

A perseverança pode aparecer de diversas formas no Judô. Aqui no site do CTJ, nós publicamos diversos artigos que demonstram como a perseverança é presente na alma do judoca (clique no link dos artigos para saber mais sobre cada história): A perseverança vem muitas vez quando nos lesionamos e ficamos impossibilitados de praticar por um tempo, mas que como Mayra Aguiar, podemos sempre voltar a ser o número 1 do mundo após lesões (texto: Sofri uma lesão no treino. E agora?). A perseverança vem quando os judocas lutam pela igualdade para todos, sem preconceito ou discriminação, permitindo que pessoas como Breno Viola, judoca com síndrome de down, se torne terceiro dan de judô (além de um excelente ator) (texto: O judô e uma história de luta pela igualdade).

Rafaela Silva - Exemplo de perseverança

Rafaela Silva – Exemplo de perseverança

A perseverança prevalece ainda na luta pela igualdade e direitos quando atletas como Antônio Tenório, deficiente visual total, consegue ser medalhista por cinco vezes nos jogos paralímpicos de judô (texto: Documentário B1 – Tenório em Pequim).E a perseverança também prevalece quando muitos dos nossos atletas de ponta no judô perderam nas olimpíadas de 2012 e foram massacrados nas redes sociais pelos que não entendem o espirito do judô, mas que deram a volta por cima e estão começando um novo ciclo olímpico com muitas vitórias, como a judoca exemplo de perseverança Rafaela Silva, que deu a volta por cima e conquistou o ouro no último Mundial de Judô no Rio de Janeiro (texto: Olimpíadas, Judô e a Derrota dos Campeões).

Estas são apenas algumas das histórias. Cada dojo tem suas próprias histórias de exemplos de perseverança. E cada um de nós já tivemos momentos de perseverança, mas muitos acabam permitindo que a vida e a comodidade atuem, deixando a perseverança de lado. Mas o judô ensina que precisamos sempre nos levantar após cada queda. Sempre refletir e aprender sobre cada erro cometido que nos levou a queda, para evitar cometê-los nos próximos combates. E persistir não até a vitória, mas até a perfeição e sempre utilizar o conhecimento e aprendizado para o bem.

Então aproveitando o Dia Mundial do Judô, convidamos todos os Judocas que acompanham o CTJ para parar e refletir sobre a perseverança.Quais histórias de perseverança são exemplos para sua vida? Quais foram seus momentos de perseverança? Como você utiliza a sua perseverança para tornar melhor o mundo em que vive?

O que é perseverança para você?

Poste nos comentários o que pensa sobre esse tema e as histórias inspiradoras que conhece. Vamos compartilhar a perseverança!