O Judô não é um esporte que contém apenas técnicas de projeção. Ao contrário, o Judô é uma arte marcial completa, que trabalha tanto com técnicas de projeção (nage-waza), técnicas de imobilização, domínio de solo, chaves e estrangulamentos (ne-waza) e técnicas de defesa pessoal (goshin-jutsu) e técnicas de contato, com chutes, socos e joelhadas (atemi-waza).

Atemi-Waza

Atemi-Waza

Como Jigoro Kano queria preservar a cultura marcial japonesa através do Judô, ele codificou as técnicas de atemi-waza em alguns katas, que são ensinado apenas para praticantes mais graduados. E como o desenvolvimento esportivo do Judô se deu com o foco nas técnicas de projeção, as técnicas de atemi-waza, assim como as de defesa pessoal (goshin jutsu) acabaram ficando mais esquecidas, sendo praticadas apenas por graduados, mas somente na forma de kata, e não na forma prática (sparring e treino em aparadores).

Mas independentemente de ser pouco treinado, o bom atleta do Judô deve, segundo o próprio Jigoro Kano, imaginar sempre que o oponente poderá lhe dar uma joelhada ou um chute, e por isso, a postura de luta deve ser sempre a mais ereta e protetora possível, e não encurvada com o rosto para frente, pois assim, o atleta torna-se alvo fácil de uma técnica de atemi.

Veja no vídeo abaixo uma demonstração do atemi-waza do Judô: