Você sabe o que levou Jigoro Kano a criar um dos princípios do Judô, o Seiryoku Zenyo?

Quando aluno da Escola da Lingua Inglesa, Kano ficou hospedado na casa do ex-diretor, Shosaku Hida, amigo íntimo de seu pai. Hida também ocupava o cargo de secretário do Ministério da Educação. Também estava hospedado na casa do diretor, um colega e rival de Kano, Kumazo Tsuboi, que mais tarde veio a ser reitor da Universidade Bunka. Certa ocasião, como parte da lição de geografia para as férias de verão, o professor o instruiu que se dedicassem a aprender os nomes das principais cidades do Reino Unido. No caminho da escola, eles decidiram competir para ver quem conseguia aprender mais nomes de cidades britânicas e também ler o maior número de livros durante as férias de verão. Quando retornaram para a casa do sr. Hida, depois das férias, ficou evidente que Tsuboi tinha lido  mais livros e memorizado mais que o dobro de nomes de cidades britânicas que Kano.

Seiryoku Zenyo

Seiryoku Zenyo

Embora admirasse o poder de memorização de Tsuboi, por outra perspectiva, Kano não se sentia desmotivado por ter sido superado pelo colega. Disse que tinha lido o número de livros que pretendia ler e ao mesmo tempo também esteve totalmente empenhado em sua rotina de treinamento físico. Por sua vez, Tsuboi conquistara melhores resultados que Kano, mas suas atividades limitaram-se a ler e memorizar nomes do mapa. Apesar de admirar Tsuboi em alguns aspectos, Kano não desejava imitá-lo completamente.

Mais tarde, Kano inscreveu-se na Escola Kaisei. Um de seus colegas de classe era Naoharu Shiraishi, que nos anos seguintes tornou-se um eminente engenheiro civil e destacado político do Partido Seiyukai, ativo no parlamento japonês. Shiraishi era um aluno muito competente, mas, diferentemente dos colegas, nunca perdia o sono estudando em segredo depois que as luzes se apagavam. Ao contrário, sempre dormia a noite toda, tirava um tempo para se exercitar regularmente e, ao que parecia, não estudava em excesso. Entretanto, ele sempre se saia bem nos exames. Aléms da proeza intelectual de Shiraishi, Kano logo percebeu que devia haver alguma outra razão para o seu impressionante desempenho escolar. Isso deixava Kano perplexo.

Por conta disso, Kano decidiu observar de perto a rotina diária de Shiraishi. Às vezes os professores encerravam a aula uns dez minutos antes. A maioria dos colegas quase sempre gastava esse tempo com brincadeiras. Kano notou que Shiraishi, contudo, sempre usava essas oportunidades de forma proveitosa revisando suas lições ou preparando as lições seguintes. Em outra ocasião, uma aula de uma hora foi cancelada. Novamente, a maioria dos alunos passou o tempo livro conversando, menos Shiraishi, que, como de costume, prosseguiu em silêncio nos estudos. Kano logo percebeu que um dos principais motivos do sucesso de Shiraishi nos exames era o fato de ele nunca perder tempo, nem mesmo os períodos mais curtos, mas aproveitar essas ocasiões com máxima eficiência. Kano ficou impressionado. Essa experiência teve muita influência sobre Kano, que, quando também tinha um momento de tempo livre, fazia tal e qual, aproveitando o tempo extra de maneira muito mais construtiva do que fazia anteriormente.

Foi a observação de Shiraishi que deu a Kano o gérmen da idéia do seu hoje conhecido mote, Seiryoku Zenyo, que se tornou uma de suas mensagens favoritas, transmitidas a seus alunos com tanto entusiasmo ao logo de toda a sua vida.

Fonte: “Memórias de Jigoro Kano”

Como você aproveita o seu tempo livre? Como você aproveita o tempo livre que surge durante a hora do treino? Conversando? Praticando? Desenvolvendo sua técnica? E no seu dia a dia, no seu trabalho, nos estudos?

O Judô não foi criado para ser praticado apenas no dojo, mas no dia a dia. O Judô deve ser praticado nas escolas, em casa, no trabalho, nos relacionamentos. Você aplica os princípios do Judô em sua vida?